Imprimir

Notícias / Educação

Mais universidades adiam datas de vestibulares após mudança do Enem

Folha Online

A UFC (Universidade Federal do Ceará) e a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) decidiram alterar o dia de realização dos seus vestibulares para não coincidir com a nova data do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), marcado para os dias 5 e 6 de dezembro. O exame foi adiado após o conteúdo vazar.

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) também analisam novas datas para seus processos seletivos.

Em nota, a Unioeste informou que a segunda etapa de provas do vestibular foi transferida do dia 6 para o dia 11 de dezembro. Segundo a instituição, porém, o restante do cronograma será mantido, tanto nas datas de inscrição quanto na primeira fase do processo seletivo.

A UFC optou por adiar as provas de conhecimentos específicos e a redação para os dias 13 e 14 de dezembro, respectivamente, uma semana após a data inicialmente prevista. Detalhes sobre a alteração no cronograma do vestibular da UFC 2010 serão divulgados nesta quinta-feira (8) no site do órgão.

A UERJ propôs alterar a segunda fase do seu vestibular para o dia 13 de dezembro, mas a confirmação da nova data só ocorrerá após a definição dos locais de aplicação das provas.

Já a UFSC --cujas provas do vestibular ocorreriam nos dias 6, 7 e 8 de dezembro-- sugeriu mudar a data para os dias 19, 20 e 21 do mesmo mês. A decisão sobre a nova data, entretanto, só deverá ser anunciada na próxima terça-feira (13), após reunião entre o conselho universitário.

Também nesta quinta-feira, a Fatec confirmou a mudança na data do vestibular 2010 para o dia 13 de dezembro.

Além da Fatec, a UnB também já tinha confirmado na terça-feira a alteração do calendário do vestibular 2010. Segundo a universidade, os candidatos avaliados pelo PAS (Programa de Avaliação Seriada) farão a prova nos dias 12 e 13 de dezembro, uma semana depois do previsto.

A UFJV (Universidade Federal de Juiz de Fora) ainda analisa o que será feito em relação à data do seu vestibular. Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), a instituição aceitou mudar o calendário de provas em decorrência do Enem.

Já USP e a Unicamp informaram que não vão mais utilizar a prova do Enem para compor a nota dos candidatos do vestibular 2010.

Outras universidades

Os vestibulares de algumas universidades estão marcados para o mesmo dia escolhido pelo MEC para a realização do Enem. Outras ainda podem ter o calendário comprometido devido ao atraso na entrega nas notas do Enem. Veja posicionamento de algumas faculdades:

UEL (Universidade Estadual de Londrina): realiza provas nos dias 6 e 7 e 8 (habilidades específicas, segunda fase). Não utiliza nota do Enem.

Unesp (Universidade Estadual Paulista): realiza provas de habilidades dos cursos do Instituto de Artes de São Paulo e da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru entre os dias 6 a 9 de dezembro. Não decidiu sobre alteração.

UFS (Universidade Federal de Sergipe): utiliza nota do Enem para vagas remanescentes. Não decidiu sobre alteração do calendário.

Senac-SP: deve decidir na próxima semana sobre adiamento do processo seletivo.

Cásper Líbero: Data do vestibular coincide com o Enem. Representantes fazem reunião na tarde desta quarta para decidir possível adiamento da prova.

UFPR (Universidade Federal do Paraná): Usa Enem para compor nota de candidatos. Ainda não decidiu se mantém calendário.

UFG (Universidade Federal de Goiás): Vai decidir até o dia 15 de outubro sobre a possível mudança do calendário. Pode optar por deixar de usar o Enem.

Umesp (Metodista): Nova data do vestibular 2010 será definida em reunião na quinta-feira (8).
Imprimir