Imprimir

Notícias / Copa 2014

Deputados elogiam diretores e questionam trânsito

Da Redação - Alline Marques

Quatro dos sete diretores da Agência Executora da Copa do Mundo de 2014 (Agecopa) foram sabatinados pelos deputados durante a sessão ordinária nesta quarta-feira (7). Com muito mais elogios do que questionamentos, Yuri Bastos, Agripino Bonilha Filho, Adilton Sachetti e Carlos Brito ficaram a vontade para expor suas idéias e projetos para a cidade de Cuiabá.

Sachetti, que até então ocupava a pasta de Secretaria de Apoio à Política Ambiental, se mostrou preocupado com a infraestrutura do Estado, mas prometeu empenho na busca de recursos para atuar neste setor. Segundo ele, a Copa será um divisor de água e aposta que Mato Grosso será o segundo estado a receber o maior número de investimentos.

Carlos Brito, suplente de deputado, relembrou sua trajetória política e prometeu fazer tudo que for preciso para acertar. “Este será um dos maiores desafios e trará muitos benefícios à sociedade”, afirmou. Ele ainda aproveitou para pedir o apoio dos parlamentares nos projetos da Copa.

O secretário de Turismo, Yuri Bastos, destacou sua preocupação com o cumprimento do planejamento elaborado para a Copa e prazos exigidos pela Fifa. Além disso, lembrou dos investimentos que precisarão ser feitos não somente nas obras, mas nas áreas de saúde, segurança e transporte. “Não podemos imaginar uma epidemia de dengue às vésperas da Copa do Mundo. O problema do trânsito é crônico em Cuiabá que aumenta diariamente o número de carro e a segurança também precisa ser repensada”, ressaltou.

Bonilha Filho ressaltou a importância da sintonia com o governo do Estado e a missão que terá daqui para frente como diretor da Agecopa, com a função de administrar todas as obras e investimentos realizados para o evento mundial.

Os principais questionamentos feitos pelos parlamentares foram a respeito do trânsito e qualificação profissional. Yuri Bastos destacou que algumas ações na área de capacitação já estão sendo realizadas como o programa Qualicopa lançado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).
 
Além de outros cursos que deverão ser realizado em parceria com a iniciativa privada.
Sobre o trânsito, Sachetti lembrou que o governo Federal já autorizou a liberação de R$ 400 milhões para investir na mobilidade urbana. Ele adiantou ainda que os diretores irão em busca de novos investimentos.
Imprimir