Imprimir

Notícias / Educação

Escola invade festival de cinema.

Da Assessoria

Muita animação e euforia na exibição da segunda e última sessão do Cinema Escola. Aproximadamente 200 crianças e adolescentes de cinco escolas da baixada cuiabana foram ao Cine Teatro Cuiabá nesta sexta para prestigiar o cinema mato-grossense e aprender um pouco mais sobre o rasqueado cuiabano.

“A Cilada com Cinco Morenos” (15’), de Luiz Borges/MT, foi o primeiro filme a ser exibido. A trama traz o grupo Cinco Morenos, considerado um dos maiores grupo de rasqueado cuiabano. Mesmo assim, nunca cobraram para se apresentar e nem foram reconhecidos por isso.

De uma forma animada, o curta-metragem faz uma crítica a sociedade e seus governantes, que nunca demonstraram apoio ao grupo, que animou as noites de famílias ribeirinhas em Santo António do Leverger (cerca de 40 km da capital) e políticos em festas elegantes da elite cuiabana.

A aluna, Márcia dos Santos, de 14 anos, do colégio Demétrio de Souza, gostou muito do filme, achou muito engraçado. Cleide Rosalina, colega de escola, gostou da parte aonde eles falam que só iriam tocar se pagassem, e que vai ao cinema com freqüência. Já Juliana Rodrigues, da escola Leovergildo de Melo, adorou o filme, e gostaria de ir mais vezes ao cinema.

Segundo os coordenadores das escolas, trazer as crianças ao cinema, é uma forma de incentivar interesse pela cultura cuiabana, uma vez que, muitos deles, não têm conhecimento do mesmo. Uma das coordenadoras, Marcela Pianesso, da escola estadual Tancredo de Almeida Neves, afirmou que é muito importante levar a temática do filme para dentro da sala de aula. “Dessa forma, essa atividade deixa de ser apenas um ‘tapa buraco’”.

O segundo filme exibido foi a produção Hollywoodiana “Armageddon”, de Michael Bay, que conta a história de um meteoro que está em direção ao planeta Terra, e um grupo de astronautas é mandado para tentar desviá-lo. Isso mostra que o cinema é, sim, uma forma de incentivo e ensinamento à novas gerações.
Imprimir