Imprimir

Notícias / Brasil

Mau tempo causa transtornos e cancelamentos nos aeroportos do Rio e São Paulo

Folha Online

A chuva que atingiu o Rio nesta sexta,-feira, e o clima nublado e chuvoso que prevaleceu em São Paulo, causou transtornos nos aeroportos na saída para o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida --lembrado na segunda (12). A situação mais grave foi no Santos Dumont, no Rio, onde a chuva fez com que 84 dos 125 voos programados fossem cancelados até as 23h desta sexta.

O mau tempo fez com que o Santos Dumont fosse fechado e reaberto diversas vezes pela manhã e à tarde. Com isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegaria ao Rio por volta das 17h, cancelou a visita.

Ao todo, houve atrasos superiores a 30 minutos em 40 voos, o que representa 32% das decolagens programadas para partir do Santos Dumont.

Até o início da noite, pelo menos 18 voos haviam sido desviados para o aeroporto Tom Jobim (Galeão). Neste, houve atrasos de mais de meia hora em 163 ( 67,6%) dos 241 voos programados até as 23h, segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos).

São Paulo

Em São Paulo, o tempo nublado e chuvoso causou atrasos em 138 dos 259 voos programados para deixar o aeroporto de Congonhas até as 23, o que representa 53,3% das decolagens. Ao todo, houve 14 cancelamentos nesta sexta.

Segundo a Infraero, o aeroporto operou por instrumentos durante quase todo o dia. Mas ao contrário do que ocorreu no aeroporto Santos Dumont, no Rio, Congonhas não chegou a fechar para pousos e decolagens.

Já no aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo), o tempo chuvoso não causou tantas filas quanto em Congonhas, mas até as 23h a Infraero contabilizava atrasos em 88 (29,8%) dos 295 voos programados para deixar o terminal.

Em todo o país, dos 2.363 decolagens programadas, 923 (39,1%) sofreram atrasos e 148 (6,3%) tiveram de ser cancelados até as 23h.

Previsão

No sábado (10), o tempo melhora e as chuvas diminuem, mas previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta que o tempo continua nublado e com chuvas isoladas no Sudeste do país.

Imprimir