Moradores do Contorno Leste protestam na porta da Prefeitura de Cuiabá por posse de área; veja vídeo :: Notícias de MT | Olhar Direto
Imprimir

Notícias / Cidades

Moradores do Contorno Leste protestam na porta da Prefeitura de Cuiabá por posse de área; veja vídeo

Do Local - Giovanna Bitencourt / Da Redação - Gustavo Castro

Moradores de áreas invadidas na região da Avenida Contorno Leste, em Cuiabá, realizam uma manifestação na porta da prefeitura, na manhã desta segunda-feira (15). Eles pedem que o prefeito Abilio Brunini (PL) não permita a retirada das famílias do local.

Leia mais:
Homem morre afogado ao tentar atravessar rio enquanto pescava com amigos


Com gritos de “Queremos moradia” e cartazes como “Regularização já para as famílias do Contorno Leste”, os manifestantes reivindicam atenção das autoridades para a situação em que vivem desde 2023.

“Não estamos tendo o apoio de nada, nem do Estado nem da prefeitura. Falaram que iam fazer o cadastro, mas fizeram só de um lado, do outro não. Eles falam que temos um prazo para sair de lá. O Abílio fala que vai dar um terreno pra gente, mas ele vai dar o terreno e a gente vai fazer barraco de lona lá?”, questionou uma moradora identificada como Ana Paula. “É ali que a gente quer ficar. Imagina ele dar o terreno e a gente ter que fazer tudo de novo? A gente não tem condição. Nosso objetivo é que ele toque no coração dele e deixe a gente lá”, acrescentou.

Ronaldo, outro morador, classificou a mobilização como “um pedido de socorro” e afirmou que a comunidade enfrenta “perseguição do poder público” e pressões de incorporadoras interessadas na área.

A secretária de Habitação, Michelle Dreher, explicou que os cadastros das famílias ainda não foram concluídos. “Foi feita uma decisão judicial de reintegração de posse para os proprietários privados de onde eles estão. Para minimizar, estamos buscando a locação para essas famílias e organizando um novo loteamento”, disse.

Entenda 

Desde junho, a prefeitura realiza a atualização do cadastro socioeconômico das famílias do Contorno Leste, mobilizando 70 servidores das secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, e Habitação e Regularização Fundiária, com apoio da Polícia Militar. O objetivo é incluir as famílias em programas sociais e outros benefícios da administração municipal, estadual e federal.

“Nosso objetivo é garantir que cada família tenha seus dados atualizados para podermos ofertar corretamente programas sociais, como o Bolsa Família e a tarifa social de energia”, afirmou a secretária de Assistência Social, Hélida Vilela de Oliveira.

O prefeito Abílio Brunini se reuniu com moradores da região em junho e disse que a prefeitura apoiará as famílias por meio dos benefícios disponíveis, embora não seja o responsável direto pela decisão sobre a permanência no local.

Desapropriação 

Segundo a decisão da 2ª Vara Cível – Vara Especializada de Direito Agrário de Cuiabá, assinada pela juíza Adriana Sant’Anna Coningham, os moradores têm até 27 de outubro de 2025 para deixar voluntariamente o imóvel. Caso contrário, o mandado de reintegração de posse será cumprido a partir de 28 de outubro, inicialmente na área doada pelo espólio de João Pinto.

O cronograma prevê ainda que entre 30 de outubro e 30 de novembro as famílias em situação de vulnerabilidade sejam realocadas, com apoio dos proprietários na remoção de benfeitorias e móveis. A partir de 1º de dezembro, terá início a retirada nos demais quadrantes da área, com prazo máximo de 40 dias para a conclusão da remoção.

Veja o vídeo abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Olhar Direto (@olhardiretooficial)

Imprimir