Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Tamanduá e Sucuri são capturados em residências de Cuiabá

Bombeiros de MT

Um Tamanduá Bandeira foi capturado ontem (13) em uma residência na rua Afonso Pena, no bairro Despraiado, por volta da 07h30min. A moradora ficou assustada quando viu o animal na casa.

Uma equipe dos bombeiros fez a captura e entregou o bicho ao centro de triagem do Ibama. Segundo a equipe não é comum encontrar esse tipo de animal na cidade, mas, em algumas situações, bairros que tem proximidade com bastante vegetação podem receber a visita desse mamífero que está a procura de comida.

Tamanduá Bandeira - Animal que não tem dentes. Alimenta-se de formigas, cupins e larvas de besouros chegando a comer cerca de 30.000 insetos por dia. Sua língua longa e pegajosa facilita na captura dos bichinhos. Passa a maior parte do dia dormindo enrolado em sua calda e sai à procura de alimento à noite.

Quando se sente ameaçado, usa suas garras dianteiras para se defender. A gestação de uma fêmea é de 190 dias, nasce um animal de 1,3 kg que a mãe carrega em suas costas até pouco depois do desmame; cerca de 6 a 9 meses. É um animal ameaçado de extinção pelo homem.

À tarde, uma cobra Sucuri com aproximadamente dois metros de comprimento foi capturada em uma residência no bairro Doutor Fábio. Segundo os bombeiros esse tipo de animal é comum ser encontrado em qualquer área de Cuiabá, principalmente próximos de córregos e lugares alagados.
Imprimir