Imprimir

Notícias / Esportes

Brasil se despede das eliminatórias com empate contra a Venezuela

Folha Online

A seleção brasileira decepcionou ao fechar a sua participação nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2010 com um empate sem gols contra a Venezuela, em Campo Grande (MS), nesta quarta-feira, pela última rodada do torneio.

Já classificado para o Mundial da África do Sul desde que derrotou a Argentina em 5 de setembro, o Brasil terminou a competição com 34 pontos em 18 jogos.

Agora, a seleção deve fazer pelo menos mais dois jogos antes do final do ano. A partida contra a Inglaterra já está confirmada: no dia 14 de novembro, em Doha, no Qatar. O outro jogo deve ser realizado quatro dias depois, mas ainda não tem adversário e local definidos.

Por ser sede da Copa-2014, o Brasil não disputará a próxima eliminatória e só voltará a participar desse torneio no classificatório para o Mundial-2018.

A partida contra a Venezuela marcou o 50º jogo do técnico Dunga no comando da seleção. Nesse período, além classificação com antecedência para a Copa, ele conquistou a Copa das Confederações-2009 e a Copa América-2007.

No jogo desta quarta-feira, o Brasil teve a volta dos titulares Gilberto Silva, Kaká e Luis Fabiano, que foram poupados na derrota por 2 a 1 para a Bolívia, no domingo, e nem viajaram para La Paz.

A principal a novidade do Brasil contra a Venezuela foi a escalação de Filipe Luís na lateral esquerda.

Apesar de começar a partida buscando mais o gol, a seleção não conseguiu pressionar o adversário. A equipe mostrou lentidão ao trocar passes no meio de campo e também não mostrou muita criatividade.

Na seleção, Luis Fabiano e Kaká se destacavam ao tentar superar a marcação rival. Aos 35min, o centroavante aproveitou cruzamento e, de cabeça, quase abriu o placar. Quatro minutos depois, em boa jogada, Luis Fabiano tentou driblar o goleiro e caiu na área, mas o árbitro Victor Carrillo, do Peru, considerou o lance normal e não anotou o pênalti.

Na etapa final, o Brasil jogou melhor. O time mostrou mais força e empurrou a Venezuela para a defesa e até chegou a acertar a trave. Só, que aos 11min, a equipe brasileira passou a atuar com dez jogadores em campo. O zagueiro Miranda recebeu o cartão vermelho por acertar com o braço o venezuelano Maldonado. Com a expulsão, ele não poderá participar, se for convocado, da primeira partida da Copa.

Mesmo em desvantagem no número de atletas em campo, o Brasil continuou melhor e permaneceu no ataque.

Dunga decidiu colocar o meia-atacante Alex, no lugar de Filipe Luís, para fazer a função de ala pela esquerda. Elano entrou na vaga de Ramires. Depois, Luis Fabiano saiu para a entrada de Diego Tardelli.

A seleção pressionou bastante, e a Venezuela ficou recuada, tentando surpreender somente nos contra-ataques.
Imprimir