Imprimir

Notícias / Educação

Programa Educa Mais de Cuiabá já é considerado 'uma referência'

De Brasília - Marcos Coutinho

Embora tenha sido 'alvo' de críticas durante a campanha eleitoral de 2008, o projeto de educação integral da Prefeitura de Cuiabá, denominado programa Educa Mais,  já é considerado uma referência em nível nacional pelo Ministério da Educação (MEC), segundo a diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade daquela pasta, Jaqueline Moll.
 
Essa situação ficou evidente hoje durante o 10  Grupo de Trabalho (GT) das Grandes Cidades, incluindo capitais, na apresentação do Educa Mais pela diretora de Políticas Educacionais de Cuiabá, Julieta Ribeiro Domingues, em Brasília.

Cuiabá começou a implementar o programa de educação integral no ano passado, segundo o secretário de Educação, Carlos Carlão Nascimento, em entrevista exclusiva para o Olhar Direto, com apenas nove escolas. "Hoje, com apoio do governo federal, já temos 40 escolas em regime integral", informa Carlão, sem esconder o entusiasmo pela "ousadia" do prefeito Wilson Santos.

O Educa Mais, de acordo com Juliete Domingues, atende mais de 8 mil alunos da rede municial de ensino em um intervalo de sete horas e 40 minutos. "Antes do programa, a média era de apenas quatro horas", lembra o 'professor' Carlão, ao ressaltar que a "escola é melhor do que a rua".

"No contra-turno, os alunos, ao invés de ficarem em casa ou nas ruas, têm mais reforço nos eixos de linguagem, matemática, arte, lazer, meio ambiente, esporte e outras atividades prazeirosas", enfatiza o secretário.

Além da interação, o Educa Mais contribui decisivamente para a redução da evasão escolar, da repetência e, em sentido oposto, contribui para melhor substancialmente a
auto-estima dos alunos da rede pública.


Mais informações e novas matérias amanhã
Imprimir