Imprimir

Notícias / Política BR

Marqueteiro de Obama evita confirmar suposta colaboração em campanha de Dilma

Folha Online

O marqueteiro americano Ben Self, que foi responsável pela campanha presidencial de Barack Obama na internet, desconversou nesta quinta-feira sobre um possível encontro com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT à Presidência, e o publicitário de sua campanha João Santana.

"Temos vários clientes. Se eles [Dilma e Santana] têm interesse [em divulgar uma possível conversa], eles que devem falar e não a gente. Pergunta para eles. Não falo sobre possíveis clientes", afirmou Self. "Tem muitas coisas loucas escritas na mídia brasileira."

Self participou hoje do seminário "O Efeito Obama", em um hotel de São Paulo.

O PT pretende usar na campanha de Dilma a mesma estratégia de captação de votos pela internet utilizada pela equipe de Obama. Informalmente, os petistas começaram a trocar informações com o marqueteiro americano. Oficialmente, a parceria com Self está prevista para ocorrer por intermédio de Santana.

Os petistas negam que tenham fechado um contrato com o marqueteiro de Obama, uma vez que a legislação brasileira impede a contratação de empresas estrangeiras para consultoria política. Nos bastidores, porém, as conversas com Self já começaram.

O presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), disse no mês passado que se reuniu com Self para trocar experiências sobre as campanhas políticas na internet.

Berzoini disse que foi uma conversa "informal", ocorrida a pedido de Santana. "Quem vai decidir sobre contratações é quem cuida da campanha. O João Santana tem contato com ele e me pediu que o recebesse", afirmou Berzoini.

O secretário de Finanças do PT, Paulo Ferreira, também participou do encontro com o marqueteiro de Obama. Ferreira disse que Self fez uma rápida apresentação sobre as suas estratégias de campanha na internet.

Os petistas pretendem investir na rede mundial de computadores para difundir a campanha de Dilma, inclusive no que diz respeito à arrecadação de recursos para a futura candidata.
Imprimir