Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Governadores unem discurso "desenvolvimento na Amazônia"

De Macapá - Marcos Coutinho\ Da Redação - Jardel Arruda

Hidrovias, ampliação do Fundo Amazônico, incremento na viação regional, garantia de recursos para vicinais, ampliação dos aeroportos, aceleração do projeto do Fundo de Participação dos Estados Verdes (FPE-Verde) que tramita no Congresso, instituição de mecanismos de compensação financeira para manutenção da floresta em pé (reservas ambientais) e discurso unificado em defesa intransigente da Amazônia. Esse serão os principais pontos do 6º fórum dos governadores da Amazônia, que será concluído nesta sexta-feira (16) e está sendo realizado em Macapá, capital do Amapá.

Segundo o governador Blairo Maggi, em entrevista para o Olhar Direto, o chefe dos executivos da região amazônica precisão não apenas unificar a linguagem, mas também manter esse propósito na defesa de ações conjuntas que possam garantir um desenvolvimento sustentável no bioma.

“Para mim, dois pontos são fundamentais: definir uma proposta da região para o governo federal levar a copenhagen e o fortalecimento da viação civil. Considero essas duas questões fundamentais, assim como a instituição dos mecanismos de compensação financeira para quem se esforça em manter a floresta em pé”, afirmou o governador de Mato Grosso.

Ainda de acordo com Maggi, o governo federal tem que tratar as questões do clima, da compensação financeira e do fortalecimento da viação civil regional como prioridades, pois a Amazônia representa 61% do território nacional, mas ainda não está integrado como devia ao restante do país. “Não se pode, por exemplo, exigir de aeroportos localizados na região norte de MT o que é exigido em Congonhas (SP). Tem que haver um tratamento diferenciado e justo”, disse o governador.

Mais informações em instantes
Imprimir