Imprimir

Notícias / Cidades

Seminário discute implementação do Seiti no Estado

Da Redação - Cepromat

O Conselho Superior do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia da Informação (Cosint) realizou esta semana o 6º Seminário Anual do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia da Informação (Seiti). O evento reuniu gestores do Centro de Processamento de Dados (Cepromat), coordenadores e gerentes de TI dos Núcleos Sistêmicos, Grupos Temáticos e Equipes de TI dos demais órgãos do Estado, para analisarem como as ações do Seiti estão refletindo no Governo de Mato Grosso.

O Seminário deste ano pautou-se pelas principais diretrizes do Cosint, para o exercício de 2010, além de avaliar as ações de 2009. A intenção do evento prioriza o trinômio: informar, conscientizar e co-responsabilizar, todos os atores envolvidos no processo de TI no Governo do Estado.

Os participantes puderam acompanhar, durante os dias 14 e 15 de outubro, apresentações sobre a contextualização do PPA, diretrizes do Seiti, além das principais ações dos órgãos do Estado na área de TI para o exercício de 2010, análise da execução do planejamento de 2009 e outros temas relacionados.

Dentro de um cenário onde o sucesso das organizações, públicas ou privadas, depende hoje da sua capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de forma eficaz, o Governo de Mato Grosso tem promovido diversas ações que visam definir, estruturar e direcionar políticas e diretrizes de informação e tecnologia da informação. Dentre as principais ações está a institucionalização do Seiti.

De acordo com o diretor de gestão de Informação e Tecnologia de Informação do Cepromat, Divino Silva Miranda, a implementação do Seiti, veio para contribuir com a melhoria da gestão pública conduzindo-a a um estado de maturidade no tratamento da informação, promovendo assim, diversos benefícios ao Governo do Estado como a integração do ambiente informacional, a coordenação e harmonização das diversas ações que ocorrem nos órgãos, além de ter todas as decisões relacionadas à tecnologia da informação do governo, definidas por grupos, câmaras, ou conselhos. Segundo o diretor, a decisão colegiada tem contribuído cada vez mais para a qualidade da gestão de TI no Estado.

“Posso dizer, com base nos compromissos assumidos no PPA, que a Implementação do Seiti tem sido satisfatória nos diversos órgãos. Os principais problemas estão sendo solucionados e os objetivos sendo atingidos”, afirmou Divino.

Todas as informações apresentadas durante o Seminário Seiti-2009 estarão, em breve, disponíveis no site do Cepromat www.cepromat.mt.gov.br.

SEITI

Criado através da Lei n° 8.199 de 11 de novembro de 2004, é regulamentado através do Decreto n° 6.300 de 31/08/2005. Tem por objetivo potencializar o uso da tecnologia da informação no cumprimento da missão do Estado, sendo o responsável pela organização de seu ambiente tecnológico e informacional.

Integram o Seiti: O Cosint, Cepromat, Câmara Gerencial de Informação e Tecnologia da Informação (CGTI), além de órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.
Imprimir