Imprimir

Notícias / Educação

Candidato terá de acertar ao menos 23 testes da 1ª fase para ter bônus na Fuvest

G1

Para receber algum bônus na prova da Fuvest deste ano, o candidato de escola pública precisará acertar pelo menos 23 questões da primeira fase do vestibular, que tem 90 testes. A fórmula a ser aplicada foi divulgada pela Universidade de São Paulo (USP) divulgou nesta sexta-feira (16).

A mudança precisou ser feita para compensar o bônus que os estudantes de escola pública perderiam com a não utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no vestibular. Para o candidato de escola particular, a nota da primeira fase da Fuvest será exatamente o número de pontos que o candidato tirar no exame, que acontece no dia 22 de novembro.

Quem acertar acima de 23 testes receberá 1,8% de bônus. O percentual irá variar de acordo com o desempenho. Quem acertar 72 questões ou mais receberá 6%. A definição da fórmula foi tomada pelo Conselho de Graduação em uma reunião na quinta-feira (15).

A USP decidiu na quarta-feira (7) não usar a nota do Enem, porque, segundo a instituição, a aplicação do exame nos dias 5 e 6 de dezembro inviabiliza o seu uso por "razões operacionais". A prova representaria um acréscimo de até 20% na nota final do candidato.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também já havia informado que não utilizaria o Enem neste ano pelos mesmos motivos. O Ministério da Educação (MEC) adiou o Enem na quinta-feira (1º), após o vazamento da prova.

O calendário e as demais regras do edital da Fuvest 2010 permanecem inalterados. As provas da segunda fase acontecerão de 3 a 5 de janeiro.

No total, 128.144 candidatos se inscreveram na Fuvest. Desse número, 10.989 são treineiros. Estão em disputa 10.812 vagas: 10.622 na USP, cem na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e 90 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

No próximo vestibular, o processo seletivo terá um novo formato. Com a mudança, a nota da primeira fase, com 90 questões, não será mais computada na pontuação final do vestibular. As provas da segunda fase, assim como as disciplinas específicas, foram alteradas.
Imprimir