Imprimir

Notícias / Educação

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Física Ambiental na UFMT

Da Assessoria

Programa de Pós-graduação em Física Ambiental (PGFA) do Instituto de Física (IF), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), oferece 13 vagas para o curso de doutorado de Física Ambiental 2010. As vagas são para a área de concentração em Interação Biosfera-Atmosfera. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de outubro. É cobrada uma taxa de R$ 100.

Os interessados devem procurar a secretaria do Programa de Pós-graduação em Física Ambiental/IF, bloco Física Ambiental, das 14h às 17h, munidos com os seguintes documentos: duas cartas de recomendação, uma foto 3x4, fotocópias do diploma de mestrado e da documentação pessoal, histórico escolar do mestrado, curriculum-vitae, declaração de dedicação integral; declaração da instituição de origem de que o candidato será liberado para dedicar-se ao curso; pré-projeto de tese; e para candidatos estrangeiros, licença de permanência ou documentação exigida por legislação específica, fornecida pelo Itamarati. Os candidatos passarão por um teste de proficiência em idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol).

Voltado para graduados em áreas afins, o curso tem duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática. Além das aulas teóricas e práticas, serão realizados seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisas e elaboração de relatórios, produção e publicação de artigos, exame de qualificação, elaboração e defesa de tese.

O objetivo do curso é formar profissionais para atuar no ensino e na pesquisa de alto nível, tendo como base uma sólida formação nos temas fundamentais da ecofisiologia vegetal e da microclimatologia, tratados nas diferentes disciplinas ofertadas, associadas à pesquisa de campo, à modelagem computacional e técnicas de sensoriamento remoto. Esses profissionais serão capazes de contribuir com o desenvolvimento sustentável do país, por meio da proposição de novos paradigmas, como alternativas à solução desses problemas quer seja em ecossistemas naturais, alterados ou mesmo no meio urbano.

O processo de seleção será realizado por meio de prova escrita (dia 30 de novembro), entrevista (dias 03 e 04 de dezembro) e análise do pré-projeto e do currículo. O resultado final será divulgado no dia 07 de dezembro. Os candidatos selecionados deverão efetivar a matrícula no período de 1º a 12 de fevereiro 2010.

Mestrado

O Programa de Pós-graduação em Física Ambiental (PGFA) do Instituto de Física (IF), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), oferece 15 vagas para o curso de mestrado de Física Ambiental 2010, na linha de pesquisa Interação Biosfera-Atmosfera. As inscrições também podem ser feitas até o dia 23 de outubro. É cobrada uma taxa de R$ 100.

Os interessados devem procurar a secretaria do Programa de Pós-graduação em Física Ambiental/IF, bloco Física Ambiental, das 14h às 17h, munidos com os seguintes documentos: duas cartas de recomendação, uma foto 3x4, fotocópias do diploma, do histórico de graduação e da documentação pessoal, curriculum-vitae, declaração de dedicação integral. Os candidatos passarão por um teste de proficiência em idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol).

O curso requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática. Além das aulas teóricas e práticas, serão realizados seminários, reuniões de estudo e debates, participação em experiências práticas, elaboração de trabalhos e desenvolvimento de pesquisa.

O processo de seleção será realizado por meio de prova escrita (dia 30 de novembro), entrevista (dias 03 e 04 de dezembro) e análise do currículo. O resultado final será divulgado no dia 07 de dezembro. Os candidatos selecionados deverão efetivar a matrícula no período de 1º a 12 de fevereiro 2010. O início das aulas está previsto para o dia 04 de março de 2010.
Imprimir