Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Recém nascidos recebem vacinas antes de sair da maternidade

Da Redação - SMS

A parceria realizada entre a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) e o Hospital Santa Helena está permitindo que os bebês já saiam da maternidade imunizados. Desde o dia 24 de agosto, uma equipe da Gerência de Imunobiológicos está realizando a vacinação de recém nascidos dentro do hospital.

Sorreyla Paula de Oliveira viu sua filha Lívia, de apenas 1 dia, receber suas primeiras vacinas. “Se tivesse que levá-la ao posto para vaciná-la depois que saísse daqui, provavelmente demoraria um pouco mais”, conta. Moradora do bairro Vista da Chapada, Sorreyla precisaria andar por mais de dez quadras com sua filha para chegar à unidade de saúde mais perto de sua casa.

“Percebendo a dificuldade das famílias, buscamos a parceria dos hospitais para realizar a vacinação dentro da maternidade mesmo”, explica a responsável técnica pelo setor de imunização da SMS, Alefe Oliveira Bezerra.

Instalada de segunda à sábado na maternidade, a equipe já vacinou mais de 250 recém nascidos. Com o objetivo de estar mais próxima da população e aumentar a cobertura vacinal do município, a Gerência de Imunobiológicos também ofereceu a parceria ao Hospital Geral, que estuda a proposta.

“Nós queríamos muito esta parceria porque percebíamos que vários recém-nascidos que voltavam aqui depois de alguns dias, ainda não tinham sido imunizados. Nós também tínhamos uma preocupação grande com as mães da área rural, que têm ainda mais dificuldades para levar seus bebês para tomar a vacina”, explica a enfermeira obstétrica responsável pela maternidade e sala de parto do Hospital Santa Helena, Vanusa Cristina Pinto.

A ação dentro da maternidade será permanente e seguirá o calendário de vacinação. Atualmente, os bebês estão recebendo a vacina BCG e a 1ª dose contra a Hepatite B.

De acordo com a técnica da SMS, a partir do momento que nasce, o bebê já está exposto aos riscos e quanto antes se imunizar, melhor. “Depois de aplicada, a vacina leva cerca de dez dias para ativar o sistema imunológico do bebê, por isso a necessidade de imunizar logo nos primeiros dias”, diz.

Com a realização de cerca de 500 partos todos os meses, Vanusa estima que quase 100% dos bebês nascidos no hospital tenham recebido a vacina. “O ideal é que a imunização ocorra nas primeiras 12 horas de vida”, ressalta.

Para as mães que ainda não levaram seus filhos para tomar as primeiras vacinas, o ideal é que procurem qualquer unidade da rede básica de saúde logo nos primeiros dias de vida do bebê.
Imprimir