Imprimir

Notícias / Política BR

Lula diz que trabalhará como nunca para deixar país preparado para sucessor

Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que trabalhará muito para deixar o Brasil mais preparado para o seu sucessor.

"Queremos é que este país dê certo e o país está dando certo. Vou trabalhar, eu tenho mais um ano e três meses de mandato, vou trabalhar como nunca trabalhei na minha vida para concluir as coisas que estamos fazendo, para aperfeiçoar aquilo que possa ter algum defeito e, ao mesmo tempo, para deixar o Brasil mais preparado para quem vier depois de mim", disse ele em seu programa de rádio "Café com o Presidente".

Lula afirmou estar otimista para 2010. "Nós estamos prevendo um crescimento por volta de 5%, e eu acho que isso pode voltar a gerar empregos de forma extraordinária. Eu acho que o Brasil está preparado para crescer, está preparado para gerar mais empregos, distribuição de renda, e é isso que todos nós queremos."

O petista também falou sobre as obras de transposição do rio São Francisco. Na semana passada, ele passou três dias visitando Estados beneficiados pelas obras.

"Eu acho que depois do povo, depois dos trabalhadores, o canal em si é uma obra exuberante. Nós tivemos a oportunidade de ver o canal sendo cavado, tivemos a oportunidade de ver as máquinas quebrando pedra, depois tivemos a oportunidade de ver o canal quase pronto. É uma coisa extraordinariamente impactante e eu acho que o Brasil merecia essa obra."

Segundo o presidente, as obras vão mudar a cara do nordeste brasileiro, sobretudo o semiárido nordestino.

"É uma obra extraordinariamente importante para o Brasil. Muito mais importante ainda para os Estados do nordeste que são recebedores dessa água: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e mais importante ainda para 12 milhões de pessoas que moram no semiárido nordestino que são pessoas que vão ser beneficiadas com essa água."

Lula disse ainda que o projeto tem um volume de dinheiro muito grande. "São praticamente R$ 6 bilhões investidos nessa obra. Não apenas a água, mas o processo que nós estamos fazendo de fazer saneamento básico, coleta de esgoto em todas as cidades às margens do rio São Francisco. Ao mesmo tempo, nós estamos recuperando as margens do rio."
Imprimir