Imprimir

Notícias / Política BR

Mário Couto volta a criticar a governadora do Pará por corte em verba de hospital e demissão de servidores

Da Redação - Agência Senado

Dizendo defender os interesses do povo paraense, conforme prometeu na campanha eleitoral, o senador Mário Couto (PSDB-PA) voltou nesta terça-feira (20) a criticar a governadora do Pará, Ana Julia Carepa. Dessa vez, o motivo das críticas foi o corte de R$ 1,3 milhão da verba do hospital do município de Santarém, a demissão de funcionários, médicos e enfermeiras e o fechamento da UTI.

Mário Couto disse que a governadora recebeu o hospital construído pelo governo anterior, totalmente equipado e pronto para atender dez municípios e 600 mil pessoas. Em sua avaliação, esse hospital deveria ser o melhor de toda a Região Norte. Ele acrescentou que, inicialmente, a governadora não queria colocar o hospital em funcionamento, mas diante da pressão popular e de diversas passeatas de protesto, Ana Julia voltou atrás na decisão e abriu o hospital.

- Acho que a governadora não gosta do povo santareno. Cortou a verba do hospital, tirou R$ 1,3 milhão que era repassado; demitiu médicos, enfermeiras e funcionários; fechou a UTI. Não tem nenhum parente dela internado lá. Ela é governadora e tem leitos especiais para parentes e amigos - afirmou.

O senador acusou Ana Julia de "mentir criminosamente" durante a campanha eleitoral ao prometer acabar com a violência, que agora tomou conta do estado, e melhorar a saúde, mas demite e corta verba de um hospital de referência que ganhou prêmio internacional. Mário Couto lembrou que também foi naquele hospital que houve o maior escândalo do governo de Ana Julia Carepa, com a morte de 240 bebês na maternidade.

- Duzentos e quarenta bebês perderam a vida e nada aconteceu, nenhum processo foi aberto contra ninguém. Mataram os bebês, 240 famílias choram a perda dos seus filhinhos. Não existe coisa mais dolorosa do que você perder um filho bebê - lamentou.

Mário Couto disse que nesta quarta-feira (21) amanhã entrará novamente com requerimento de agradecimento e louvor ao ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, por enviar ao Plenário a discussão sobre o pedido de intervenção federal no estado do Pará. Ele explicou que o pedido de intervenção é baseado "na incompetência e no desleixo" da governadora Ana Julia Carepa, "que foi aos palanques enganar e mentir aos paraenses, dizendo que iria melhorar a segurança e a saúde do estado, mas só melhorou o seu bem estar".

O senador ainda comentou a visita feita pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, às comemorações do Círio de Nazaré, o maior evento religioso do Pará. Ele disse que nunca viu a ministra na cerimônia e que só agora, um ano antes da eleição, ela se lembrou da existência do Círio de Nazaré.
Imprimir