Imprimir

Notícias / Política BR

Deputados da base são minoria no requerimento de criação de CPI do MST

Folha Online

No embate entre governo e oposição em torno da instalação da CPI do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Congresso, apenas 70 deputados que integram a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara assinaram o requerimento de criação da comissão. Dos 185 deputados que assinaram o pedido da CPI, 117 são dos três maiores partidos da oposição --DEM, PSDB e PPS.

Nenhum deputado do PT, partido do presidente Lula, assinou o requerimento. No PMDB, legenda com maior bancada na Câmara, apenas 22 deputados aderiram ao pedido de criação da CPI.

A oposição acusa o governo de cooptar parlamentares da base com ameaças de não liberação de emendas caso assinassem o requerimento. DEM e PSDB, por outro lado, prometem divulgar nos sites dos partidos a lista com os nomes de todos os parlamentares que assinaram o pedido de criação da CPI.

"Isso nos dá condição de divulgar para os eleitores. Como ficam os milhares de votos desses deputados no ano que vem?", questionou o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

No Senado, dos 35 parlamentares que assinaram o requerimento de criação de CPI, 24 são de partidos da oposição. Outros 11 governistas assinaram o pedido, mas nenhum do PT apenas de legendas como PMDB, PTB e PR.

Nos bastidores, governistas prometem dar início à mobilização para convencer aliados a retirarem assinaturas do requerimento de instalação da CPI. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), convocou sessão do Congresso para amanhã com o objetivo de ler o requerimento de criação da CPI. Depois da leitura, os governistas têm até meia-noite para retirarem assinaturas do texto. A oposição precisa manter pelo menos 171 assinaturas de deputados, e outras 27 de senadores, para que a comissão seja efetivamente instalada.
Imprimir