Imprimir

Notícias / Brasil

Índios entram em confronto com PMs em Mato Grosso do Sul

Agência Folha

Cerca de 50 índios da etnia terena entraram em confronto com uma patrulha da Polícia Militar ontem em Sidrolândia (64 km de Campo Grande).

Armados com paus, os índios tentaram impedir a passagem dos policiais nas proximidades da fazenda 3R, invadida no sábado e desocupada ontem, após acordo com ruralistas.

Os policiais reagiram com bombas de efeito moral e balas de borracha. Até a conclusão desta edição, a superintendência da Funai (Fundação Nacional do Índio) não tinha informações sobre índios feridos.

"O que sabemos até o momento é que houve o conflito e que pode haver um ferido sem gravidade", disse o administrador regional, João da Silva.

O confronto motivou uma reunião de emergência durante toda a tarde na superintendência da Polícia Federal em Campo Grande. Estiveram presentes representantes da Funai, dos índios, dos ruralistas e da Secretaria da Segurança Pública. Um delegado seguiu de helicóptero para o local e, segundo a PF, atuaria como mediador.

Além da 3R, outras duas fazendas foram invadidas pelos terena no último sábado em Sidrolândia e na cidade vizinha de Dois Irmãos do Buriti. Os índios reclamam da lentidão no julgamento de uma ação que tramita no Tribunal Regional Federal da 3ª Região e que trata de 17,2 mil hectares de terras identificadas para a etnia.

Compartilhe

Imprimir