Imprimir

Notícias / Educação

Professores e alunos discutem educação para a melhor idade

Assessoria-SME

Por que eu quero aprender a ler e escrever? Por que busquei a sala de alfabetização? E o que eu quero aprender? São a partir desses questionamentos que professores e alunos do Projeto Educação na Melhor Idade estão reunidos hoje (20-10), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), para sistematizar os temas que serão trabalhados com a clientela.


Voltado para pessoas acima de 60 anos, não alfabetizadas, o programa tem o objetivo ofertar alfabetização para a terceira idade com atividades pedagógicas e culturais, por meio da interação da leitura e da escrita. Outra intenção do projeto é ampliar o desenvolvimento, a autoconfiança e a independência para o enfrentamento de problemas práticos do mundo atual.


O encontro de alfabetizandos e alfabetizadores representa a culminância do processo de formação continuada dos professores em momentos de observação e diálogo com os alunos, que iniciou em setembro deste ano.


Esse convívio apontou para uma proposta de alfabetização significativa e socialmente contextualizada, ou seja, direcionada para os interesses dessa clientela.


O curso é ministrado nos períodos matutino e vespertino, distribuídos em grupos diferentes de níveis de alfabetização, com carga horária de uma a duas horas diárias. As aulas serão ministradas nos Centros de Convivência de Idosos (CCIs) e nas sedes das associações de bairros.


O corpo docente que atua no projeto é habilitado em pedagogia ou outras licenciaturas que tenham afinidade com a modalidade de alfabetização de adultos.


A princípio, o projeto pretende atender cerca de 500 idosos que participam de associações comunitárias, como clube de mães e CCIs.




Imprimir