Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Polícia Federal apreende 180 metros cúbicos de madeira ilegal no Estado

De Sinop - Alexandre Alves

A Polícia Federal de Sinop apreendeu nos últimos dias mais de 180 metros cúbicos de madeira sem a devida comprovação de origem e os documentos de autorização para transporte, em mais uma ação da operação Arco de fogo.

Um caminhão carregado com 100 metros cúbicos de carvão e outro com 14 metros cúbicos de madeira foram abordados em barreira montada no distrito “Simione”, em Itanhangá (160 km de Sinop).

A carga de carvão seria levada para Betim (MG) e a madeira abasteceria uma das várias madeireiras da região. Na segunda-feira (19), os policiais apreenderam dois caminhões com madeira em tora sem os documentos de autorização de transporte. Um caminhão levava 60 metros cúbicos de madeira e, o outro, 23 metros.

A madeira, o carvão e os três veículos foram encaminhados para a delegacia em Sinop, onde passarão por perícia para avaliar o valor de mercado. Na delegacia foi instaurado Termo Circunstanciado e os motoristas foram liberados. Os motoristas estão sujeitos à penalidade de detenção de seis meses a um ano, além de multa por crimes ambientais.

Deflagrada no estado do Pará em fevereiro de 2008, a operação Arco de Fogo é um esforço conjunto dos Ministérios da Justiça e Meio Ambiente para combater, principalmente, o desmate ilegal na Amazônia.
Imprimir