Imprimir

Notícias / Cultura

Associação dos Blocos Carnavalescos mostra seu potencial

Da Redação com/Secom-Cuiabá

"Neguinho" da Beija-Flor é famoso pelos tempos de militância no Carnaval. Já esteve em Cuiabá por várias vezes, na tentativa de disseminar um pouco da força que move os foliões cariocas em busca das vitórias a cada desfile momesco. É justamente essa vitalidade de samba que também move a Associação dos Blocos Carnavalescos de Cuiabá, com sede à rua Veiga Cabral, 115, Dom Aquino. Tanto que, no próximo dia 22, a entidade promove uma espécie de "esquenta motor" na 1a. Oficina e Mostra Carnavalesca referente à forma como o povo cuiabano brinca Carnaval. Esta festa, pois será uma, conforme garante Cidele Matos, presidente da associação, vai movimentar o Museu do Rio, no Porto, local do evento, por muitos dias.

"O objetivo é mais de congraçamento entre os carnavalescos e a população de Cuiabá, que sempre nos prestigia com força, a cada ano, faça sol, chuva ou frio. Isso é importante na condução dos programas animados que os blocos carnavalescos levam à frente, em busca de agigantar nosso Carnaval pela Capital, interior do Estado e mesmo pelo País afora. Os cuiabanos têm provado que o samba está no compasso da vida descontraída e tão receptiva dessa terra".

A promoção deste evento é conjunta entre a Associação dos Blocos Carnavalescos de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Cultura. Para o secretário Adevair Cabral, "o povo brasileiro, por excelência, é muito organizado em suas festas públicas, e temos presenciado isso também em Cuiabá. Aqui reside um dos embriões fortes da cultura popular, e nosso Carnaval se tornou uma das referências elogiosas de sucesso, foco de atração turística. Os blocos cuiabanos animam demasiadamente esse festejo popular, agitam os desfiles e mostram uma Cuiabá descomprometida com a tristeza. Uma Cuiabá altiva, positiva, determinada a ir em busca dos passos que a capacitem encontrar a si mesma e aos avanços tão primordiais à evolução gradual e equilibrada da cultura e das pessoas".

Na abertura do seminário carnavalesco, explica a coordenação, a escolha do tema "Novo Contexto do Carnaval Cuiabano" foi com o intuito de estabelecer uma ponte diferencial entre o modo de festejar essa data, no passado, e as mudanças imprimidas sequencialmente, décadas e mais décadas. O secretário Adevair Cabrail é enfático ao afirmar que o samba cuiabano e matogrossense, em geral, se interliga à seriedade de exibir uma performance invejável de organização para quantos possam apreciá-lo, sejam daqui ou de outros extremos do País e do Planeta:

"O compromisso dos nossos carnavalescos é sério, por maior que seja o espírito brincalhão evidenciado. Há neles uma proposta de que o espírito momesco seja abraçado e aperfeiçoado com a tenacidad e de promover transformações capazes de enaltecer e valorizar a forma como se brinca Carnaval em Cuiabá e nos demais quadrantes desse Estado maravilhoso".

Para o secretário, Cuiabá e a Baixada Cuiabana formam uma espécie de trincheira sambista de primeira linha, e as escolas, blocos e respectivos bastidores da festa merecem ser parabenizados.

O QUE: Oficina e Mostra Carnavalesco

QUANDO: Hoje ( 22-10 )

AONDE: Museu do Rio- Bairro do Porto

HORÁRIO: 20 horas
Imprimir