Imprimir

Notícias / Agronegócios

Codefat deve prorrogar FAT Giro Rural, Goellner

AE

Produtores rurais que firmaram contratos realizados no âmbito do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) Giro Rural poderão ter mais prazo para pagar as parcelas que venceram em 2008 e com vencimento em 2009. A medida, ainda em fase de discussão, deverá ser analisada na próxima reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). A data da reunião ainda não foi definida. As informações são da assessoria do senador Gilberto Goellner (DEM-MT). 

Em nota, o senador informou que a expectativa é de que o conselho autorize de imediato o Banco do Brasil e outros bancos privados a prorrogarem seu prazo de vencimento mediante o pagamento de um mínimo de cada uma das parcelas, deixando o saldo devedor para ser pago nos anos seguintes.

Se concretizada, a medida dará ao FAT Giro Rural tratamento equivalente ao concedido a outros fundos financiadores do setor agrícola, como o Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), mesmo porque foi justamente em função da escassez de investimentos desses últimos fundings que surgiu a necessidade de a agricultura brasileira ter de buscar alternativas de crédito.

Até o momento, o adiamento do prazo do pagamento das parcelas de 2008 e 2009 do FAT Giro Rural não havia sido objeto de atenção do Governo Federal, pelo fato de o Codefat ser um órgão autônomo e não estar sujeito às deliberações do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Imprimir