Imprimir

Notícias / Política MT

Cláudio Stábile encampa luta da advocacia dativa em Mato Grosso

Da Redação - TA

Cláudio Stabile, candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), encampou mais uma proposta de luta encaminhada pelo conjunto da advocacia. Desta vez, em favor da regularização da situação dos advogados dativos, solicitada pelos profissionais do município de Campo Novo dos Parecis, localizado no médio-norte do Estado. Em reunião com dezenas de advogados, ele se comprometeu a fazer gestões permanentes para que o Estado cumpra com o pagamento dos honorários regulamentares.

“Esse é um problema antigo, que precisa ter uma solução. A advocacia brasileira e, muito particularmente a de Mato Grosso, tem sido sustentáculo para garantir o direito de defesa dos que não podem pagar e onde há carência de defensores públicos. Estamos incorporando essa questão dentro do nosso programa institucional de ação”- frisou o candidato da chapa “Pela Valorização do Advogado”.

O pedido para que seja priorizado o pagamento das certidões da advocacia dativa partiu do candidato a presidente da Subseção de Campo Novo, Glaucio dos Reis Capistrano. Stábile se reuniu com dezenas de advogados, que ouviram atentamente suas propostas.

“A OAB precisa se fortalecer cada vez mais. A cada ano, mais de mil novos profissionais entram no mercado de trabalho. E cada vez mais percebemos o desejo e a vontade de muitos em subtrair a nossa profissão, nos tornando desnecessários. A verdade é que temos que nos organizar para que os princípios da democracia, baseada na boa justiça e no cumprimento das leis, sejam efetivamente assegurados”- frisou.

Stábile apresentou aos advogados de Campo Novo dos Parecis duas propostas em particular. A primeira, a criação dos Núcleos Regionais de Defesa das Prerrogativas, com membros indicados pelas subseções, de forma que possam agir com mais rapidez todas as vezes em que um advogado tiver seus direitos violados – “o que não aceitaremos sob qualquer hipótese e rechaçaremos com muito vigor”, disse.

A segunda proposta é a ampliação dos serviços da Escola Superior de Advocacia, a ESA, com cursos presenciais e também telepresenciais. “Vamos continuar melhorando a qualidade da nossa advocacia”- ele salientou.

“Há uma grande convergência de interesses entre o que deseja a classe e também aquilo que o candidato Stábile esta se propondo a fazer. Suas propostas, com certeza, atende os anseios dos advogados de Campo Novo”- disse Gláucio Capistrano, candidato único a presidente da subseção.
Imprimir