Imprimir

Notícias / Cidades

Crea-MT notifica empresas por trabalho irregular de estrangeiros

Da Assessoria

Fiscais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) encontraram oito profissionais estrangeiros trabalhando irregularmente em quatro empresas de telecomunicações de Cuiabá. No total 11 notifificações foram emitidas e outras duas empresas estão sendo investigadas.

O fiscais do Conselho receberam apoio da Polícia Federal e da Superintendência Regional do Trabalho. Um chinês, corre o risco de ser deportado por estar também em situação irregular no país, com visto de turista e já vencido. Cinco estrangeiros eram de nacionalidade chinesa, dois filipinos e um americano.

De acordo com a Auditora Fiscal do Trabalho, Marilete Tirardi, no momento da fiscalização nenhum dos profissionais apresentou visto de trabalho. "Eles tem até o dia 27 deste mês para apresentar à superintendência o visto de trabalho, pois o visto de turista não permite a eles trabalharem no país", informou.

"Além de visto para estar e trabalhar no país a legislação exige das empresas que forem contratar profissionais estrangeiros o acompanhamento de um profissional brasileiro da mesma formação e, como se trata de um profissional da área tecnológica, o visto também no Crea", explicou o presidente do conselho, Tarciso Bassan.

A ação ocorreu nessa semana (19 a 22) após denúncias feitas ao Crea-MT. A equipe de fiscalização aguarda novas informações da Polícia Federal sobre outros estrangeiros trabalhando irregularmente em Mato Grosso para continuar a ação.
Imprimir