Imprimir

Notícias / Brasil

Tráfico de drogas disputa mercado em morros no Rio

Folha Online

Os traficantes do Rio de Janeiro perderam nos últimos anos parte clientela de classe média e dependem do comércio nas próprias favelas, o que provoca maior disputa entre as facções, informam Claudia Antunes, Italo Nogueira e Sergio Torres em reportagem publicada neste domingo na Folha (íntegra disponível somente para assinantes do jornal ou do UOL).

A reportagem informa que essa mudança no comércio de drogas se dá por dois motivos. O primeiro é o consumo do crack, o que não existia há cinco anos. O segundo é a exploração pelos traficantes de serviços como transporte e distribuição de botijões de gás.

Segundo a reportagem, essa disputa pelo comércio de drogas está ligada às mais recentes disputas de território entre quadrilhas das três facções do Rio: CV (Comando Vermelho), TC (Terceiro Comando) e ADA (Amigo dos Amigos).

Os confrontos na zona norte do Rio começaram na madrugada de sábado passado (17). Em disputa pelos pontos de venda de drogas, traficantes do morro São João --controlado pelo Comando Vermelho-- e aliados invadiram o morro dos Macacos, controlado pela ADA (Amigos dos Amigos).

Desde então, 42 pessoas já morreram, e as polícias Civil e Militar realizam operações diárias nas favelas do Rio para procurar os traficantes responsáveis pela articulação dos ataques criminosos.
Imprimir