Imprimir

Notícias / Brasil

Onça que vivia em condições precárias encontra novo lar

G1

Uma onça que foi encontrada pelo Ibama vivendo em condições precárias em Manaus chegou em sua nova casa. Shiva, como foi apelidada, vai morar em um santurário, em Corumbá de Goiás, cidade próxima a Brasília. A onça parda ou suçuarana vai viver em um recinto criado especialmente para ela.

O primeiro momento do animal no novo lar é marcante. Shiva chega na entrada, olha, parece não acreditar. Sai aos poucos, cheira, sente o chão, vai sentindo o novo ambiente.

“Parecia que ela não estava acreditando, porque o máximo que ela já fez foi ir de um recinto pequeno para outro menor ainda. Então, é a primeira vez que ela está num local grande com tanta diversidade de objetos e de paisagem”, diz a veterinária Rebecca Cardoso.

A onça Shiva é mansa. Foi encontrada sozinha sem a mãe e passou os últimos três anos em locais provisórios, como o Centro de Triagem de Animais do Ibama, em Manaus. Por isso, hoje é um dia tão diferente para ela.

Agora, ela vai viver num criadouro especializado em onças. Vai ter a companhia de outras seis onças-pintadas e quatro suçuaranas. “Agora ela vai passar por um processo de recuperação que inclui integração social, enriquecimento ambiental e outras atividades como manejo alimentar, até ela se recuperar e encontrar o equilíbrio novamente”, explica a veterinária Mirella D'éllia.

“Acho que ela vai ser feliz e nunca mais vai ter tédio”, fala a fundadora da ONG Nnex Cristina Gianni.

A mudança de Shiva só foi possível porque um empresário de São Paulo leu a história dela no site globoamazônia.com e resolveu bancar a viagem e a construção do recinto onde Shiva vai morar.
Imprimir