Imprimir

Notícias / Política MT

Maggi e Wilson se reúnem para discutir caos na saúde em Cuiabá

De Brasília - Alline Marques

O governador Blairo Maggi (PR) e o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), se reúnem nesta quinta-feira (29) com o objetivo de discutir a crise da saúde em Cuiabá. O encontro, segundo o prefeito, foi agendado pelo próprio Maggi na tentativa de "zerar as diferenças" e eventuais divergências entre a municipalidade e o governo estadual.

Nos bastidores, a troca de farpas entre os dois líderes é intensa. Santos acusa o governador de não ajudar o município na proporção da necessidade da capital, que recebe doentes de todo o interior, de outros estados e até da Bolívia.

Além disso, a capital enfrenta um boicote da classe médica, que cobra melhores condições de trabalho, a implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), além de reposições salariais.

A greve dos médicos já dura 50 dias e não tem previsão para terminar. O Estado, até o momento, se nega a liberar mais recursos para ajudar a situação. Maggi, em Sapezal, afirmou que não admite ajudar mais Cuiabá e alega problemas de gestão. O governo já repassa hoje, segundo o governador, cerca de R$ 1,3 milhão para ajudar no pagamento dos médicos.

Na tentativa de encontrar uma saída de curto prazo, a Assembleia Legislativa instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os repasses do Estado para a saúde e analisar a situação, como uma espécie de árbitro.

Atualizada às 13h14
Imprimir