Imprimir

Notícias / Educação

Convênio permite intercâmbio entre alunos de USP, Unesp e Unicamp

Folha de S.Paulo

Pouca gente sabe, mas os alunos de USP, Unesp ou Unicamp podem cursar até um ano da graduação em uma estadual diferente da sua. O intercâmbio entre as universidades está previsto em uma lei de 2000.

A adesão é baixa, porque, em geral, o interesse do intercambista é específico --ele procura a outra universidade para se aprimorar em alguma área. E a divulgação não é muito ampla.

Na Unesp, ao menos 96 dos 34.425 estudantes fizeram intercâmbio neste ano. O levantamento foi feito em 19 das 32 unidades. A maioria foi para a USP; os demais, para outras unidades da Unesp ou para a Unicamp.

Na USP, apenas 12 alunos foram estudar em outro campus neste ano, todos na Unicamp.

Principal universidade do país, a USP mais abriga que envia intercambistas: 103 em 2009. Os dados são da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), unidade em que o intercâmbio é mais consolidado. Não há números centralizados de toda a USP.

A Unicamp enviou 120 alunos para outras universidades.

Quem está fazendo o intercâmbio diz se tratar de uma boa oportunidade para agregar conhecimento. É o caso de Fernanda Elis Ribeiro, 19, que estuda letras na Unesp de São José do Rio Preto e está na USP.

"Está sendo bom, estou aprendendo, estudando com professores novos, fiz amigos. Mas o curso da Unesp é melhor."
Imprimir