Imprimir

Notícias / Política MT

Goellner lamenta falecimento do pesquisador Dario Hiromoto

Da Assessoria

O senador Gilberto Goellner (DEM/MT) lamentou hoje no Senado, o falecimento do idealizador e diretor superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Dario Hiromoto. “Os avanços da ciência agronômica muito se devem ao trabalho desenvolvido pelo pesquisador e doutor em engenharia agrônoma. Seu legado foi determinante para tornar a agricultura brasileira, especialmente a mato-grossense, competitiva perante o mundo”, destacou.

O senador lembrou que Dario Hiromoto promoveu o melhoramento genético da soja e do algodão, principais cultivares de Mato Grosso, ao desenvolver diversas variedades que proporcionaram adaptação ao solo, às pragas e às doenças presentes no Cerrado. “Foi Dario que anunciou ao mundo a descoberta da variedade de soja batizada de Inox, resistente à ferrugem asiática - uma doença que causa grandes danos comerciais.”

A frente da Fundação Mato Grosso por 16 anos, o pesquisador sempre esteve em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de pesquisas tecnológicas voltadas ao campo. Além disso, sempre se preocupou em assegurar formas de cultivos ecologicamente corretos e fomentar o comércio agrícola, contribuindo para o desenvolvimento da agroindústria.

“Que todos se inspirem no pesquisador que se foi, mas permanece vivo na história da agricultura brasileira e na memória de todos que tiveram a honra de conhecê-lo e a imensa satisfação em chamá-lo de amigo”, concluiu Goellner.
Imprimir