Imprimir

Notícias / Agronegócios

Estudo aponta potencial em Guarantã do Norte

Da Assessoria

Estudo feito pela Oscip Instituto Creatio, de Cuiabá, diagnosticou as cadeias produtivas que podem ser desenvolvidas no município Guarantã do Norte. Leite e banana foram os produtos que mostraram maior vocação para desenvolvimento local. O leite tipo C já é produzido na região por meio de cooperativas de produtores, e é a maior fonte de renda na região. A banana também é produzida, e 40% do produto é perdido devido à falta de uma estratégia de comercialização.

Com o diagnóstico, foram traçadas alternativas para diminuição de custo e caminhos mais vantajosos para a agricultura familiar do município. Serão construídas, por exemplo, alternativas de comercialização para o frango caipira produzido na região.

O levantamento foi feito por meio de uma parceria entre o Instituto Creatio e a Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte e apresentado recentemente a produtores e comunidade local. Para o levantamento dos dados, foi feito um trabalho de campo que envolveu os consultores do Instituto Creatio, Clóves Nobre, Roberto Epifânio Rodrigues, Scheila Cristina Miguel e António Carlos Bazana.

O Secretário de Agricultura Indústria e Comércio de Guarantã do Norte, Julio Santin, destacou a importância do trabalho realizado pelo Creatio e sua equipe. “Eu vejo esse diagnóstico como um rumo. Nós temos vários caminhos pra percorrer, para chegar ao mesmo objetivo, que é o desenvolvimento do agronegócio do município de Guarantã do Norte. Porém, não temos clareza sobre o caminho percorrer. Esse diagnóstico vai nos indicar qual caminho mais curto para chegar nesse objetivo.”

O presidente do Instituto Creatio, Luciano Mesquita, falou sobre a necessidade do planejamento para que haja eficácia na administração pública. “Para obter crescimento, é preciso quebrar paradigmas e o município de Guarantã fez isso ao solicitar essa pesquisa que irá auxiliar o crescimento do município a curto, médio e longo prazo”.

O técnico do Instituto Creatio, mostrou fotografias das visitas às comunidades e associações e contou como foi a aproximação para a coleta de dados para o diagnóstico. Além dele, a equipe local do Instituto Creatio conta com mais dois técnicos,

Segundo o consultor Eder Vargas Nunes, especialista em cooperativismo, a parceria e as cooperativas locais, CIRA BRAÇO SUL e COOPERGUARANTÃ, mostram grande potencial de crescimento. “Eu vejo a situação das cooperativas de Guarantã, elas precisam desse apoio, não só das instituições como dos órgãos governamentais. Não se deve dar o peixe e sim ensinar a pescar. Eu acho que nesse quesito o Instituto está de parabéns, assim como essa parceria com o município só tem a prosperar”.

Para o Prefeito Municipal de Guarantã do Norte, Chico do Garimpão, o diagnóstico realizado pelo Creatio atende a uma vontade da administração municipal e da população, que é a do crescimento. “Para a cidade crescer, precisamos de um campo fortalecido, e foi com esse objetivo que a nossa administração contratou os trabalhos do Instituto Creatio para conhecer a fundo a realidade de cada comunidade, ouvindo dos produtores quais são seus sonhos e necessidades. Vamos incentivar o espírito de cooperativismo para, a partir daí, irmos em busca dos recursos do Governo Federal para fortalecer a agricultura familiar”.
Imprimir