Imprimir

Notícias / Esportes

Dirigente do Botafogo diz que salário de Vieri será pago por empresários

Agência Folha

A fórmula é simples: contratar um jogador famoso com idade avançada, atrair todos os holofotes, encher o estádio e, com alguma sorte, ver o craque fazer a diferença em campo.

A exemplo do Corinthians, que repatriou Ronaldo no final do ano passado para a disputa, entre outros, do Campeonato Paulista, o Botafogo de Ribeirão Preto, ausente do cenário nacional desde o início da década, anunciou ontem a contratação do atacante italiano Christian Vieri, 36, ex-companheiro de time e de noitadas do próprio Ronaldo na Inter de Milão.

Há uma semana, Vieri, que disputou as Copas de 1998 e 2002 pela Itália, anunciou sua aposentadoria após passar meses flertando com clubes brasileiro. Mas, depois, recuou: aceitou a proposta e assinou pré-contrato com o time do interior, que se apoiou na imagem da cidade para convencê-lo. Ele chega ao Brasil no mês que vem e disputará o Paulista-2010.

"Estávamos atrás de alguém para motivar nossa torcida. Tinha que ser muito conhecido. Então surgiu a ideia de trazer o Vieri", disse o presidente do Botafogo, Luiz Antônio Pereira, que enviou ao empresário do jogador um DVD contando a história da cidade, a 314 km de São Paulo) e do clube.

O dirigente não dá pistas sobre o salário combinado, mas adianta que ele será todo pago por empresários da cidade e da região. No Paulista deste ano, a folha salarial dos jogadores e da comissão técnica girou em torno de R$ 400 mil por mês.

Além de Vieri, o Botafogo declarou que está próximo de acertar com o também italiano Francesco Coco, lateral-esquerdo que também disputou o Mundial de 2002 e chegou a pendurar as chuteiras.

A mais recente conquista do Botafogo foi o vice-campeonato paulista de 2001, quando perdeu o título para o Corinthians. Naquele mesmo ano foi rebaixado para a Série B do Brasileiro --atualmente, sonha apenas com uma vaga para a quarta divisão da competição.

Em 2003, o clube caiu para a Série A-2 do Paulista, foi parar na terceira divisão em 2006. Voltou à elite neste ano, quando fez 19 pontos e se safou de nova queda pelos critérios de desempate. Atualmente, disputa a fase de quartas de final da Copa Paulista, cujo campeão ganha vaga na Copa do Brasil.

Apesar de ser o marketing a principal razão da novidade, o presidente do Botafogo diz que espera um bom desempenho de Vieri. "Quem sabe fazer gols vai fazer gols a vida inteira."

No entanto, há quem torça o nariz para a contratação do medalhão. "Não vejo lógica nessa contratação, nada de positivo para o time. Sinceramente, não consegui entender o que eles querem com o Vieri", disse o ex-jogador Sócrates, maior ídolo da história do Botafogo. O jornal italiano "Gazzetta dello Sport", em seu site, destaca a contratação do atacante, mas ressalta que seu destino não é o famoso Botafogo do Rio, de Garrincha e Nilton Santos.
Imprimir