Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

HGU ameaça fechar portas para a alta complexidade

Da Redação - JA

O Hospital Geral Universitário (HGU) deve encerrar as atividades como principal centro de referência em alta complexidade em Mato Grosso dentro de seis meses devido ao atraso nos repasses que deveriam estar sendo feitos pela Prefeitura de Cuiabá. O partiu do diretor-geral do hospital, Vander Fernandes, anunciou num documento encaminhado ao secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, no dia 26 de outubro. As informações são do jornal Folha do Estado.

De acordo com Vander Fernandes, a má gestão no processo de contratualização, por parte da gestão da Secretaria Municipal de Saúde, tem sido o grande imbróglio para a efetivação dos repasses. Portanto, o HGU só não deixaria de atender caso o estado passasse a ser o responsável pelos pagamentos.

O hospital em questão é a principal referência formal em alta complexidade para o SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso. A unidade é habilitada a oferecer serviços de cardiologia, ortopedia, neurologia, nefrologia, oncologia, deformidades, craniofaciais e UTI adulto e neonatal. Também são feitos transplantes de medula óssea e tem laboratório de histocompatibilidade.

Só neste ano é a segunda vez que o HGU ameaça suspender o atendimento. Da primeira vez, em março, o acúmulo de dívidas não pagas pelo município referentes ao SUS foi o fator determinante.
Imprimir