Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Mitsubishi i-MiEV ganha prêmio de tecnologia mais avançada

G1

A Mitsubishi anunciou nesta sexta-feira (30), em comunicado à imprensa, que o carro elétrico i-MiEV foi eleito pelo Automotive Hall of Fame japonês o vencedor na categoria tecnologia mais avançada.

De acordo com a fabricante, a escolha do i-MiEV como vencedor do prêmio deve-se à forma como aplicou a tecnologia do sistema de baterias de lítio, ao seu motor leve e ainda ao fato do modelo ter produção em larga escala.

No lugar do tanque, o Mitsubishi i-MiEV leva uma bateria de lítio, parecida com a dos celulares, só que - claro - bem maior. Pode ser abastecido em casa - o que leva até sete horas. Ou em meia hora em um posto de recarga. Tóquio já tem 58 instalados em uma rede de supermercados.

Clientes observam de perto o carro elétrico da Mitsubishi (Foto: Junji Kurokawa/AP)
Para conquistar os motoristas, o fabricante fez questão de não abrir mão de nenhum item de conforto: o carro tem airbag, GPS, ar-condicionado, direção hidráulica, câmbio automático, vidro elétrico. Só na hora de dirigir se percebe uma diferença para o carro comum: ele não faz barulho.

O carro elétrico roda até 160 quilômetros sem reabastecer. Se usar ar-condicionado, essa distância diminui. Isso limita o uso às cidades. Outro problema é o preço: em torno de R$ 80 mil, mas cai pela metade com subsídio do governo japonês. Com o sucesso do veículo elétrico de zero emissões, as 1.400 unidades do veículo, que foram postas à venda no mercado japonês, já foram vendidas.

A produção para o mercado europeu, deverá começar no início deste mês e o Reino Unido é forte candidato a primeiro país a a receber as primeiras unidades do modelo na Europa, pelo fato do volante também ser do lado direito, como no Japão.
Imprimir