Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Suspeita de febre amarela faz secretaria aumentar vacinação

De Sinop - Alexandre Alves

A Secretaria de Saúde de Sinop intensifica nos próximos dias o trabalho de vacinação contra a febre amarela no município. Isso porque há suspeitas de casos da doença na região. “Fomos informados que existem suspeitas de dois casos de febre amarela no município de Feliz Natal (130 km de Sinop) e a única forma de evitar a doença é com a vacinação”, disse a coordenadora de Vigilância de Sinop, Cecilia Nogami.

Nogami explica que é uma ação de prevenção, já que ainda não foram registrados casos no município. A vacina é gratuita e está disponível nas unidades de saúde básica. “Quem ainda não foi imunizado deve procurar uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF). Após o décimo dia da aplicação a vacina assegura 100% de imunização e tem eficácia de 10 anos”, garantiu.

A coordenadora explica que a vacina é contra-indicada a gestantes, pessoas com baixa imunidade e alérgicas a gema de ovo. Crianças a partir de nove meses já podem receber a dose da vacina. “Algumas pessoas podem apresentar febre, dor de cabeça e mal-estar, mas são sintomas leves diante do beneficio da vacina”.

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti (mesmo transmissor da dengue) e Aedes Albopictus que estejam contaminados por um flavivirus (após picar espécies de macacos contaminados pela doença ou seres humanos).

Os vírus infectam principalmente as células de defesa do corpo humano. Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça, dor muscular intensa, calafrios, diarréia e vômito. Também podem ocorrer sintomas mais graves como icterícia, hemorragia, comprometimento dos rins, pulmão, fígado e coração.

No começo do ano passado, foram registrados diversos casos de febre amarela no Brasil, a maioria no Estado de Goiás.
Imprimir