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Notícias / Carros & Motos

Montadoras apontam recuperação das vendas nos Estados Unidos

G1

General Motors, Ford e Chrysler - as três principais montadoras norte-americanas - divulgaram balanço de vendas, nesta terça-feira (3), e apontam para o início da recuperação do mercado norte-americano após um ano de crise financeira nos Estados Unidos.

Apesar de ainda ser cedo para considerar o crescimento sustentável, de acordo com o balanço, as vendas da GM aumentaram 4% em um ano no país durante outubro, o primeiro avanço desde janeiro de 2008, para 177.603 unidades. Trata-se do primeiro aumento mensal na comparação anual desde janeiro de 2008.

As marcas Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick responderam por 95% das vendas no varejo, alta de 10 por cento ante o ano passado. A GM espera produzir 620 mil veículos no quarto trimestre nos EUA, sendo 239 mil carros e 381 mil caminhões - o que representa um declínio de 24% ante o ano passado, mas um crescimento de 17% sobre o terceiro trimestre de 2009.

Os estoques da GM nos EUA em outubro estavam 45% menores que um ano atrás e 5% acima de setembro.

Documentos apresentados pelo órgão regulador da bolsa SEC, também nesta terça-feira, mostram que a montadora ainda tem a sua disposição US$ 13,6 bilhões dos US$ 50 bilhões concedidos pelo governo desde dezembro. A GM utilizou US$ 2,8 bilhões do auxílio federal para ajudar a fabricante de sistemas automotivos Delphi, sua ex-filial.

Já a Chrysler anunciou queda de suas vendas de 30% em outubro em relação ao mesmo período de 2008, depois de registrar retrocesso de 42% em setembro. Devido à crise na própria empresa, a Chrysler está agora sob administração da italiana Fiat, como parte de reestruturação arranjada e financiada pela administração Obama.

Os planos da Fiat para a Chrysler preveem o cancelamento dos planos da montadora norte-americana para suas marcas fora da América do Norte, com a exceção da Jeep, que deverá ganhar investimento na América Latina, especialmente no Brasil.

Por outro lado, a Ford - a única que não precisou da ajuda do governo norte-americano - anunciou alta de 3,1% em um ano nas vendas de unidades novas nos Estados Unidos em outubro. O resultado é de recuperação após queda de setembro. A montadora estimou, em um comunicado, que sua participação no mercado superou os 15% em outubro, um avanço em um ano e o mais elevado nos nove primeiros meses de 2009.

"A demanda dos consumidores pelos novos modelos sustentou os ganhos de cota do mercado da Ford", comentou seu vice-presidente, Ken Czubay. "Oitenta por cento de nossas vendas em outubro provém de nossos novos modelos 2010", acrescentou.

A Ford informou ainda, nesta segunda-feira (2), que teve lucro líquido de US$ 997 milhões no terceiro trimestre do ano, ou US$ 29 centavos por ação, ante perdas de US$ 161 milhões, ou US$ 7 centavos por ação de prejuízo, no ano anterior.

A fabricante de automóveis destacou que suas operações na América do Norte foram rentáveis pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2005, ao registrar um lucro, antes do desconto dos impostos, de US$ 357 milhões.

Analistas e executivos do setor esperam que as vendas anualizadas de veículos nos EUA superem 10 milhões de unidades em outubro, o que marcaria o melhor resultado do ano excluindo julho e agosto, quando o desempenho foi impulsionado por um programa de incentivo do governo norte-americano às vendas.
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