Imprimir

Notícias / Política BR

Lula disse que vai sugerir um SUS para Obama enfrentar crise da saúde nos EUA

G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (3), em Olinda, que vai sugerir a criação de um Sistema Único de Saúde (SUS) ao presidente Barack Obama, como forma de resolver a crise na saúde dos Estados Unidos. “Na próxima vez que encontrar o Obama, vou falar: ‘Faça um SUS. Custa mais barato, é de qualidade e é universal’”, disse.

Lula participou do 9º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, evento que é realizado a cada três anos e que neste ano reuniu mais de 6 mil pesquisadores, gestores e trabalhadores da área da saúde. Ele estava acompanhado da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e do ministro José Gomes Temporão (Saúde).

Fim da CPMF

O ministro José Gomes Temporão criticou a oposição por ter derrubado a prorrogação da CPMF. “Em dezembro de 2007, a oposição em uma atitude vil derrubou a CPMF. Hoje nós estamos sem o dinheiro da CPMF e o pior, a sonegação e o caixa dois estão aí”, disse, em referência ao fato de a contribuição permitir o rastreamento de movimentação em contas bancárias.

Segundo ele, o fim da contribuição levou a Saúde a “perder” R$ 24 bilhões em receitas. “Nós temos que falar isso em alto e bom som”, disse o ministro. Sem eu discurso, Temporão ressaltou as ações do governo na área da saúde, como o programa de DST/Aids.
Imprimir