Imprimir

Notícias / Política BR

Ministério Público investiga prefeito de Monte Castelo (SP) suspeito de cobrar propina

Folha Online

O Ministério Público Federal em Presidente Prudente (SP) instaurou inquérito civil para investigar o prefeito de Monte Castelo (SP), Odair Silis (PMDB), suspeito de cobrar propina de um empresário responsável pela construção de uma creche. O inquérito foi instaurado pelo procurador da República Tito Lívio Seabra, que vai investigar se houve prática de improbidade administrativa.

Segundo reportagem do "Jornal Nacional" divulgada ontem, Silis cobrou propina do empresário Edmar Gomes Ribeiro, que fez a denúncia. Imagens mostraram o prefeito recebendo R$ 4.000 do empresário.

A obra foi orçada em R$ 1 milhão e financiada com recursos do governo federal via FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Como nesse sistema as prefeituras recebem os recursos federais e fazem os pagamentos, o prefeito teria cobrado a propina para liberar o dinheiro à construtora.

A reportagem telefonou para Silis na prefeitura e em sua residência, mas ele não estava em nenhum dos lugares. Ontem, ao "Jornal Nacional", o prefeito negou que tenha recebido propina, apesar de ter sido alertado pela reportagem sobre as imagens gravadas comprovando a denúncia.
Imprimir