Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Nasa volta a adiar lançamento do ônibus espacial Discovery

AFP

O lançamento do ônibus espacial Discovery para a ISS (Estação Espacial Internacional), inicialmente previsto para o dia 12 deste mês, foi novamente adiado, mas desta vez para uma data indeterminada, anunciaram na noite desta sexta-feira (20) os responsáveis pela missão.

A decisão foi anunciada após uma reunião da equipe encarregada dos preparativos, que considerou que ainda há incertezas sobre o funcionamento das válvulas que regulam o fluxo de hidrogênio entre os motores da nave e o tanque externo, o que requer testes adicionais.

"Queremos estar seguros de que estamos prontos para realizar o voo", disse o administrador adjunto da Nasa encarregado dos programas espaciais, Bill Gersteinmaier. Ele acrescentou que até quarta-feira (25) a Nasa saberá "sem dúvida o que é preciso fazer".

O lançamento havia sido adiado anteriormente por uma semana, para o dia 19 de fevereiro, e depois para o dia 22, tendo sido novamente postergado para não antes do dia 27.

Trata-se do primeiro lançamento de um ônibus espacial em 2009.

Autoridades da Nasa informaram que a missão tem previsão para durar 14 dias. A expedição, durante a qual serão feitas quatro caminhadas, tem como objetivo principal completar a construção da viga central da estação.

Além disso, os sete tripulantes do Discovery levam um conjunto final de painéis solares que completarão o sistema elétrico da ISS que, a partir deste ano, poderá abrigar seis ocupantes e duplicar a provisão de energia.
Imprimir