Imprimir

Notícias / Política MT

Presidente do TCE dá recado: centralizar não dá certo

Da Redação - Lucas Bólico

O presidente e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valter Albano, disse aos prefeitos do estado que a ‘mania de ser centralizador’ não dá certo. Ele defendeu um controle interno que não esteja nas mãos unicamente do gestor e uma separação de contas de governo e contas de gestão.

Albano proferiu a palestra “Planejamento Estratégico/ Contas de Gestão e Contas de Governo/ Controle Interno”, para os prefeitos de todo o estado no VI Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, durante a tarde desta quinta-feira (5).

Albano abriu a palestra dizendo que todo candidato a prefeito tem um sonho para a cidade. E que quando eleito, este sonho tem de se tornar realidade, mas para isso é preciso traçar um plano estratégico.

“Plano estratégico é converter esse sonho em metas. È preciso que esse sonho seja transferido em números. Quando você dimensiona o recurso, você entra na questão fundamental do planejamento, que é saber priorizar”, explicou.

Segundo ele, priorizar é hierarquizar, para qualificar e transformar em dinheiro. E o próximo passo para o gestor é fazer o controle interno, para que se faça cumprir a lei de metas de forma preventiva. De maneira que as contas da prefeitura não sejam reprovadas posteriormente.
Imprimir