Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Videoclipes caseiros criam nova geração de estrelas da internet

G1

A fábrica de celebridades instantâneas produzidas pela internet continua a todo vapor e agora lança um novo tipo de produto: os superstars de videoclipes amadores. Com uma câmera digital e programas caseiros de edição, adolescentes protagonizam vídeos inspirados em ídolos do pop e ultrapassam a faixa dos 200 mil acessos no YouTube.

De Brasília vem o estudante Gustavo da Hungria Neves, mais conhecido como Hungria Hip Hop. O rapper de 17 anos, que se auto-intitula o “playboy do rap”, estrela o clipe “Bens materiais”, espécie de ode às grifes badaladas que já chegou à marca dos 212 mil cliques.

Seguindo o estilo de rappers americanos que adoram ostentar poder, Hungria aparece nas imagens dirigindo um carrão, exibindo dólares, jóias exageradas e garotas curvilíneas. “Minhas referências são os clipes do Snoop Dogg, do Lil Jon e do Eminem”, conta o estudante, autor de versos debochados como “se a vida fosse fácil eu não nascia chorando”.

Mas todo o glamour do vídeo foi praticamente a custo zero. O carrão foi emprestado por um amigo, as garotas são da turma e a filmagem obtida toda na base da camaradagem. “Gravei tudo em três horas com uma câmera caseira. Busquei agilidade em cada cena”, teoriza Tarcísio de Souza Ferreira, o amigo de Hungria que filmou e editou “Bens materiais”.

Autógrafo no livro de matemática

Agilidade é o que não falta às “superproduções caseiras” da dupla Valmir Dimas do Carmo Júnior, de 15 anos, e Josiane Sertori, de 16 – neocelebridades virtuais mais conhecidas pela alcunha de Valmir e Josy. Fãs de Britney Spears, os estudantes de Serrana, no interior paulista, mergulharam no universo da princesinha do pop fazendo releituras de seus videoclipes.

Imprimir