Imprimir

Notícias / Educação

Maratona de vestibulares em São Paulo começa no domingo e vai até janeiro

G1

A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no próximo domingo (8) inaugura a temporada dos principais processos seletivos no estado de São Paulo. Para muitos estudantes, serão vários dias confinados em salas fazendo provas que definirão seus futuros. Se o candidato for aprovado para as segundas fases, a maratona de exames vai se estender por nove finais de semana quase consecutivos –a única pausa será no Natal.

Isso sem contar os dias da semana ocupados pelos vestibulares da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). E, logo no primeiro domingo de 2010, já começa a segunda fase da Fuvest e, no fim de semana seguinte, será a vez do início da segunda etapa da Unicamp.

O estudante Daniel dos Santos Sousa Maia, 18 anos, respira fundo para enfrentar o que vem pela frente. Assim como muitos colegas, ele fará vários vestibulares para não desperdiçar nenhuma chance.

“Vou prestar para medicina na Unesp, Unifesp, Unicamp e UFSCar. Na Fuvest, vou tentar enfermagem. Além disso, vou fazer o Enem e um vestibulinho para um curso técnico”. Vão ser cinco finais seguidos. Se for aprovado para as segundas fases, serão mais quatro finais de semana.

Para agüentar o ritmo, Daniel pretende diminuir um pouco o número de horas na frente das apostilas. “Irei todos os dias ao cursinho, mas talvez fique menos horas estudando à tarde. E quero aproveitar os sábados, vésperas das provas, para descansar”, afirma.
Imprimir