Imprimir

Notícias / Educação

Alunos de escola municipal de Cuiabá estão na final da Olimpíada de História em SP

Prefeitura de Cuiabá

Uma equipe de três alunos e uma professora da escola municipal Lenine Campos Póvoas, no bairro Jardim União foi classificada para a sexta e última etapa da 1ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), que será realizada no próximo mês em Campinas, São Paulo.

O evento é promovido pelo Museu Exploratório de Ciências (MC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o objetivo de integrar as cinco regiões do Brasil, trabalhando com sete eixos temáticos: cidadania, trabalho, colonização, sociedade, urbanização, territorialidade e industrialização.

A participação na competição foi iniciativa da professora Taciane Garcez Maurício, 37, e que leciona a disciplina de história na unidade de ensino há cinco anos.

Taciane soube da Olimpíada por meio de divulgação em uma revista especializada em sua área e resolveu inscrever uma equipe escolhida por meio de sorteio.

As cinco primeiras fases da competição foram realizadas via internet, com questões de múltipla escolha e tarefas para serem cumpridas, por meio de textos, imagens e documentos históricos.

A professora chama a atenção para a quarta fase da Olimpíada, quando a tarefa determinada era produção de um texto com imagem sobre um patrimônio histórico da cidade. “Escolhemos a viola de cocho porque consideramos que é uma representatividade importante do estado”.

Na quinta etapa, as equipes dos diversos estados avaliavam os trabalhos um dos outros. “Essa fase teve o objetivo de fazer uma integração entre as equipes para que conhecessem a realidade de outros estados”.

No início da Olimpíada, Mato Grosso tinha 100 equipes inscritas de escolas públicas e privadas e, como todas as etapas foram eliminatórias, quando a competição chegou à penúltima fase, havia 15 escolas do estado participando. As outras foram eliminadas nas etapas anteriores e a escola Lenine Póvoas foi a única classificada para a última etapa, que será realizada de 12 a 14 de dezembro.

Os alunos e a professora classificada terão todas as despesas pagas para participarem da última fase da Olimpíada. Os estudantes também ganharão medalhas de ouro, prata e bronze. Os professores receberão placa de homenagem e certificado e a escola ganhará doação para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista História da Biblioteca Nacional por um ano. As equipes eliminadas nas fases online terão certificados de participação.

Para a professora Taciane, a participação na competição fez com que a escola se movimentasse, pois trabalhou História do Brasil por meio de novas tecnologias. “Tudo isso motiva os alunos para os novos horizontes e faz com que compreendam que podem conseguir qualquer coisa.
Depende do esforço de cada um”.

Ser a única equipe do estado classificada para a última fase é, segundo a professora, muito gratificante. “Concorremos com escolas privadas de renome e conseguimos chegar ao final. Isso mostra que, mesmo com dificuldades e limitações, podemos acreditar e conseguir. Quando surgem coisas assim, vem a esperança”, finaliza.
Imprimir