Imprimir

Notícias / Esportes

Dez seleções disputam o Campeonato Pan-Americano de Cuiabá

Da assessoria

Dez países estão confirmados no 15º Campeonato Pan-Americano de Karatê Tradicional que acontecerá no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. O evento que vai exibir o melhor do karatê das Américas, acontecerá nos dias 13 e 14 deste mês com mais de 150 caratecas de alto nível. Serão dois grandes campeonatos em um evento. O primeiro será o 2º Torneio Internacional Interclubes Júnior-Juvenil e Adulto de Karatê Tradicional, que contará com a participação de seis países (Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Chile).

Por ser um evento interclubes, foram convidados atletas de todo o Brasil e exterior. Estarão em cena atletas da Bahia, Paraná, e Acre, além de Mato Grosso. A equipe da casa conta com vários destaques internacionais em categorias de cinco anos até a adulto (18 anos acima), masculino e feminino.

Essa disputa ainda terá modalidades especiais: en-bu misto (de 11 a 21 anos), onde estarão representando o Brasil equipes campeães nacionais. Outra novidade podem ser as disputas do kata equipe na categoria menores. A Seleção Brasileira adulta ainda participará do torneio com kumitê equipe feminino adulto e en-bu feminino adulto.

As disputas deste torneio terão início no dia 13, as 8 horas, devendo prosseguir até as 16 horas. Todas as disputas serão eliminatórias e terão suas finais na sequência.
Já o segundo (e principal evento) o 15º Campeonato Pan-Americano de Karate Tradicional, tem a expectativa de ser a maior competição do continente, com 10 países participantes: Brasil, Argentina, México, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela, Peru, Estados Unidos e Canadá.

Entre os destaques dos países visitantes estão Tood Paiker, do Canadá (campeão pan-americano de Fuku-go), Soolmaz Abooali, dos Estados Unidos (campeã pan-americana 2003), Bradley Webb, dos Estados Unidos (campeão mundial e tri-campeão pan-americano), Marcos Moron, do Peru (tetracampeão mundial e hexa-campeão pan-americano). Também estará presente o consagrado Justo Gomes (pentacampeão Mundial) como técnico dos atletas argentinos.

No próximo dia 9 começam a chegar as delegações que irão treinar em diversos horários no Palácio das Artes Marciais, antes do evento. Antes das disputas, ainda acontecerá o curso de arbitragem oficial da ITKF nos dias 11 e 12, com o presidente da ITKF e diretor de arbitragem, Rick Jorgensen (Canadá).

A Seleção Brasileira adulta é composta por cerca de 38 atletas sendo boa parte deles de Mato Grosso (10 convocados). Defendendo o País, Mato Grosso cedeu atletas experientes como Adairce Castanhetti (homenageada do evento e campeã mundial, hexacampeã pan-americana e 18 vezes campeã brasileira); Rodrigo Lúcio (vice-campeão mundial, tetracampeão pan-americano); Caroline Laura (não participa de internacionais desde 2003); Thiago de Lima (medalhista em 5 modalidades no último pan) e Vinícius Moreno (atleta destaque nacional e grande promessa para o Brasil).
A Seleção Brasileira é reforçada com Ricardo Buzzi-PR (tri-campeão mundial e bi-campeão pan-americano) e ainda conta com o retorno de grandes nomes como Alexsandro Jobson-RN (um grande destaque dos campeonatos brasileiros e que retorna este ano às competições internacionais).

A seleção brasileira chega amanhã e ficará em concentração em Cuiabá até o dia do evento, sob o comando do técnico Nelson Santi (PR), do diretor-tecnico da CBKT Gilberto Gaertner (PR) e dos capitães da seleção Rodrigo e Adairce (ambos de MT).
Imprimir