Imprimir

Notícias / Educação

Provas do Enade são realizadas neste domingo sob controvérsias

Da Redação - Lucas Bólico

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ocorrem neste domingo (8) em todo Brasil. Em Mato Grosso, o horário é da avaliação é a partir de 12h. O Enade serve para avaliar o nível das faculdades do Brasil, porém seus métodos são contáveis para alguns alunos.

A argumentação mais recorrente é que apenas uma prova não é capaz de avaliar por completo o desempenho do curso, que vai desde a grade curricular até a qualidade das aulas e professores.

Para o estudante de publicidade da UFMT, Felippy Damian, membro do Centro Acadêmico de Comunicação Social, a prova além de não avaliar o curso por completo, tem caráter apenas punitivo. “Eles ameaçam fechar os cursos que vão mal, e os que vão bem não ganham nada pelo desempenho. É errado apenas punir, tem também que incentivar quem vai bem”, alega.

Em todo Brasil, 1,1 milhão de universitários farão a prova em 997 municípios. Participam da avaliação ‘calouros’ e ‘veteranos’ prestes a se formar. Para ambos a provas são iguais, justamente para avaliar o que é aprendido durante o curso.
Imprimir