Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Laboratório Municipal concentrará exames de análise laboratorial

Da Redação - Secom/VG

O Laboratório Municipal de Várzea Grande (Lamu), inaugurando no dia 24 de agosto, conta com os mais modernos equipamentos automatizados de hematologia, bioquímica e imunologia. Ao dia, realiza cerca de 3.000 exames, ao término de um mês, esse número chega a 60.000. Atualmente, o Lamu possui 75 profissionais qualificados, garantindo com isso a excelência de seus serviços. O atendimento ao público é das 7h às 17h. A partir de janeiro de 2010, o LAMU realizará os exames de pré-natal e coagulograma completo, exames que antes não eram realizados na rede. Agora com a implantação, trará mais comodidade aos pacientes.

Toda a análise laboratorial do município se concentrará na nova unidade. O posto agora está informatizado e conta com a melhor tecnologia na área de informática, onde foram instalados em todas as unidades, os exames são assinados pelos bioquímicos (assinatura digital) e encaminhados as suas unidades via internet, o programa foi implantado pela Prefeitura de Várzea Grande, cada unidade retira pela internet seus resultados, não precisando que o paciente se desloque para ter seu resultado de exame, muito mais rápido e seguro.

A diretora do Lamu, Osmeire Oliveira Robles, esclarece que a coleta dos materiais (sangue, urina, fezes e outros) continuará sendo feita nas unidades de saúde onde existem postos instalados: Centro de Especialidades Médicas (Fustão); nas policlínicas do Parque do Lago, Cristo Rei, 24 de Dezembro, Jardim Glória e Jardim Marajoara; e PSF do bairro São Mateus. “Para o paciente nada muda, a não ser a melhoria na qualidade e maior agilidade que ele terá a partir de então”. Com isso os pacientes não terão que se deslocar de seu bairro para ir até o Laboratório Municipal ou outra unidade.

A construção do Lamu era uma reivindicação antiga e também, uma antiga necessidade da saúde várzea-grandense. “A nossa meta é atender toda a população várzea-grandense com rapidez e qualidade. Com ao apoio do prefeito, Murilo Domingos, e da secretária de Saúde, Jaqueline Beber Guimarães, conseguimos realizar com sucesso essa conquista”, completou a diretora do laboratório.

As novas instalações da sede do Lamu contam com uma área física confortável para seus usuários: sala refrigerada com água, café e chá, cadeiras suficientes para abrigar a todos os pacientes, com banheiros e cadeiras de rodas para portadores de necessidades especiais.

O Laboratório Municipal está localizado na Avenida Arthur Bernardes, 1.120, bairro Ipase. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3688-3027
Imprimir