Imprimir

Notícias / Brasil

Lobão e Lula discutem causas do apagão de energia

Folha Online

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) telefonou hoje ao presidente Lula para passar o relato dos problemas que ocorreram com o sistema de transmissão de energia. A conversa seria feita por meio de uma reunião, mas foi cancelada. Lobão está reunido agora com técnicos do ministério e de empresas envolvidas.

O ministro enviará no final da tarde um relatório mais completo para o presidente, após reunião do CMSE (Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico), marcada para as 17h. Deverão estar presentes na reunião o ministro Lobão, o secretário executivo do ministério, Márcio Zimmermann, o diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner, entre outros.

Compõem o CMSE, além do ministério e da Aneel, representantes do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), da ANP (Agência Nacional do Petróleo), CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e EPE (Empresa de Pesquisa em Energia).

A ocorrência do apagão aconteceu às 22h14 de ontem, enquanto o presidente Lula estava reunido com o ministro Lobão para discutir partilha de royalties do pré-sal. Segundo o Ministério de Minas e Energia, durou cerca de quatro horas e atingiu ao menos 12 Estados. Não há ainda um balanço exato da extensão do problema.
Imprimir