Imprimir

Notícias / Política BR

Casagrande acha que 'apagão' pode ter sido falha no sistema de segurançaO

Da Redação - Agência Senado

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse não acreditar que o "apagão" ocorrido na terça-feira (10), que deixou sem energia elétrica 18 estados brasileiros, tenha sido causado por falhas no sistema de energia do país. Em sua opinião, é preciso saber se houve falha no sistema de segurança.

Rebatendo afirmação do senador José Agripino (DEM-RN), que havia apontado falhas no marco regulatório do setor elétrico, e culpado pelo "apagão" a ex-ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, Casagrande garantiu que, nos últimos anos, foram feitos investimentos nas redes de transmissão e nos sistemas de segurança. Para ele, o problema não causará desgaste político ao governo, desde que não se repita.

Casagrande disse, ainda, que o problema precisa ser debatido com profundidade no Congresso Nacional e também defendeu o investimento em fontes alternativas de energia.

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse, em aparte, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou em mais de 100% as redes de transmissão de energia elétrica. Para ele, "é quase uma certeza" que houve sobrecarga no sistema de geração em Itaipu, o que gerou uma reação em cadeia, desligando todos os sistemas a partir daquela hidrelétrica. O senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que o sistema brasileiro é o maior do mundo.
Imprimir