Imprimir

Notícias / Política MT

Blairo Maggi mobilizará MT para construção de hidrovia

De Brasília - Vinícius Tavares - Especial para o Olhar Direto

O governador Blairo Maggi reafirmou a necessidade de o Brasil fazer investimentos pesados em infraestrutura de transportes para o escoamento da produção agrícola nacional. Durante sua participação no Fórum sobre Navegabilidade da Hidrovia Teles Pires - Tapajós, nesta quinta-feira, em Brasília, o governador destacou a importância da construção desta hidrovia para que o estado possa dar vazão principalmente à produção de soja. "Esta hidrovia passa por dentro do cinturão da produção de soja do estado e tem uma importância estratégica muito grande", argumentou.

Blairo Maggi demonstrou o compromisso de sensibilizar os poderes públicos do Estado para auxiliar na viabilização desta obra. "Precisamos de alguns bilhões de dólares e muita vontade política, porque do ponto de vista técnico nada é impossível para a engenharia", frisou.

O governador disse ainda que Mato Grosso precisa urgentemente de alternativas de transporte de cargas. Segundo ele, só agora alguns projetos rodoviários que estavam parados há 30 anos começam a sair do papel. "Avançamos muito nas rodovias, mas sabemos que a construção de hidrovias e ferrovias, embora tenham um custo mais caro para sua construção, trazem maiores benefícios econômicos", apontou.

Maggi lembrou que o mundo deverá produzir mais 100 milhões de toneladas de soja para suprir as necessidades globais até 2010 e acrescentou que metade desse montante deve ser produzido no Brasil. "O Brasil pode se tornar uma potência mundial sem precisar ter a bomba atômica. Basta ser um grande produtor de alimentos como os Estados Unidos e ter infraestrutura para se manter competitivo", ressaltou.

Atualmente o Brasil produz 55 milhões de toneladas de soja. A previsão para o Estado de Mato Grosso é de uma produção de 17 milhões de toneladas.
Imprimir