Imprimir

Notícias / Esportes

Ex-atleta promove almoço para ajudar crianças a participarem da 16º São Silvestrinha

Da Assessoria

A prática de esportes além de ser saudável para todas as idades ainda pode ser encarada como uma importante ferramenta de inclusão social, principalmente quando é realizada por pessoas preparadas e bem-intencionadas.

Pensando nisto a ex-corredora Iracema Santos Souza treina voluntariamente cerca de 60 crianças carentes de 6 a 15 anos em Nossa Senhora do Livramento, município que fica na baixada cuiabana. Iracema fez parte da equipe de atletismo do clube carioca Vasco da Gama quando obteve várias vitórias e experiência na área, inclusive de conquistar o campeonato brasileiro.

Iracema teve um problema de saúde e precisou voltar para a cidade natal, Nossa Senhora do Livramento. Para não abandonar de vez o esporte, Iracema resolveu dividir o seu conhecimento com as crianças da pequena cidade, pois elas têm poucas opções tanto para diversão quanto para qualificação profissional.

E a frente deste trabalho totalmente voluntário, ela encontra diversas dificuldades, a principal delas é a falta de verbas para dar mais agilidade e melhor treinar os pequenos atletas. Em sua equipe que cresce a cada ano, muitas histórias de vitórias se misturam, como é o caso de Ana Carolina Campos Silva de 12 anos que é tricampeã da Corrida São Silvestrinha, campeã estadual e outras para a faixa etária da idade dela.

Erickson Cristian da Silva de 12 anos também conta com vitórias na São Silvestrinha e corridas regionais, assim como a pequena Lissandra Maiza Campos de 7 anos. A maioria das crianças que treinam com Iracema não tem roupas apropriadas e tênis para corrida.

Para que estas vitórias possam crescer cada vez mais, Iracema e as mães das crianças estão realizando no próximo domingo (15.11), um almoço beneficente para arrecadar verbas para custear a passagem e hospedagem dos pequenos atletas para a próxima corrida São Silvestrinha, que será em São Paulo (SP) no dia 27 de dezembro.
Criada em 1994, a São Silvestrinha já contou com participação de corredores mirins que se tornaram profissionais. Um exemplo é Franck Caldeira, campeão da São Silvestre de 2006 e ganhador da medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Ele participou da São Silvestrinha em 1997, quando tinha 14 anos.

O almoço dançante será no dia 15 de novembro, na casa da Dona Leriana, a partir das 10 horas, com o valor de apenas R$ 5,00. O cardápio é a deliciosa comida regional.

Quem não puder ir e quiser colaborar assim mesmo pode entrar em contato com a Iracema pelo telefone 9906-3297.

O apoio a este projeto pode mudar a realidade de muitas crianças. Colabore.
Imprimir