Imprimir

Notícias / Economia

Obama vai promover fórum para combater desemprego

Reuters

O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que vai promover uma cúpula em dezembro para debater maneiras de enfrentar o desemprego, e repetiu a promessa de lutar pelas exportações do país em sua viagem a Ásia na semana que vem.

"Temos a obrigação de considerar todos os passos adicionais e responsáveis que podemos dar para encorajar e acelerar a criação de empregos neste país", disse Obama a jornalistas antes de partir para o Japão, a primeira parada de sua viagem pela Ásia.

Com a taxa de desemprego em 10,2 por cento em outubro, a maior em 26 anos e meio, Obama enfrenta pressão para agir. Porém, uma autoridade do governo disse que o presidente não está considerando um segundo pacote de estímulo, além dos 787 bilhões de dólares definidos no início do ano.

"É importante não tomarmos qualquer decisão pouco ponderada --mesmo que seja com a melhor das intenções--, particularmente num momento em que nossos recursos estão tão limitados", acrescentou Obama.

O fórum de dezembro vai reunir presidentes de companhias, donos de pequenos negócios, acadêmicos, economistas e representantes trabalhistas para discutir como impulsionar o crescimento econômico e criar empregos.

Um assessor sênior da Casa Branca explicou depois das afirmações do presidente que a reunião não seria uma discussão sobre um segundo pacote de estímulo, mas uma continuação de outros esforços para incentivar a economia.

O evento pode refletir o desejo de ser visto fazendo alguma coisa para animar a economia --uma questão crítica para os eleitores antes das eleições para o Congresso dos EUA em 2010--, num momento em que, como disse Obama, milhões de norte-americanos estão "procurando emprego desesperadamente".

O ex-presidente dos EUA Bill Clinton promoveu um evento similar em Little Rock, no Estado de Arkansas, semanas depois de ser eleito para a Presidência em 1992, para demonstrar seu foco na economia.
Imprimir